Pessoas

Paulo Coelho Ventura Pinto
Doctoral Students - Class 2012
Doctoral Student
2012

 









   

Bacharel em Informática pela UFRJ (2001), mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pelo PESC/COPPE/UFRJ (2005), com especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pelo ICICT/FIOCRUZ (2008). Atualmente é analista administrativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e doutorando do PESC/COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial.


 


 


Empregos Anteriores: SERPRO, Multirio, Núcleo de Computação Eletrônica NCE/UFRJ (Estagiário)


 


 


 


Ao logo da minha carreira, estive em atividades que demandavam conhecimentos técnicos e científicos. Como estagiário do Prof. Júlio Salek, NCE/UFRJ, trabalhei com simulação de circuitos lógicos com binacionais e seqüências. Ainda no NCE, trabalhei com cálculo de trajetória para interceptação. Como projeto final de curso, propus um método de tableaux para lógica modal epistêmica com operador de conhecimento comum, implementado na linguagem Pascal/Delphi. As provas de completude e corretude desse método foram a minha dissertação de mestrado na COPPE/PESC na linha de pesquisa em Inteligência Artificial. Os membros da banca de mestrado foram os professores Edward Haeusler (http://www-di.inf.puc-rio.br/~hermann/), Sheila Veloso, Paulo Augusto Veloso e Mário Benevides. Essa defesa foi uma das minhas maiores alegrias, pois ao final de expor o meu trabalho, os supracitados declaram que haviam dirimido todas as dúvidas sobre o método de prova e que o tinham apreciado bastante. Pediram algumas alterações de forma e conteúdo também.


 


No SERPRO, 2005, como empregado público e concursado fui analista de testes de sistemas e de qualidade do processo SERPRO de desenvolvimento de sistemas (PSDS). Em 2008, servidor já público da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), escrevi, pela FIOCRUZ, monografia sobre atividades promotoras de inovação tecnológica em ambientes produtivos tendo como referências os manuais de Camberra e Oslo da OCDE (http://arca.icict.fiocruz.br/handle/icict/2969) sob a orientação do professor DSc Josué Laguardia ( http://lattes.cnpq.br/1571021097331693).


Em 2010, me tornei responsável pelo projeto de implantar a identificação unívoca de beneficiários de planos de saúde, constante na agenda regulatória da ANS de 2011, através de conferência eletrônica das informações entre dois cadastros nacionais (o CPF e o cadastro de beneficiários de planos de saúde). 


 


No meu doutoramento, sob a orientação do Professor Luís Alfredo Vidal de Carvalho, procuro entender teoricamente a relação entre os conceitos de informação e de qualidade de dados. 

Artificial Intelligence
21 99 65 64 37
JSN_TPLFW_GOTO_TOP