Seminário do PESC: Diego Dutra
Quarta-feira, 30 Agosto 2017, 11:00 - 13:00

Na próxima semana teremos o seminário de agosto. Será realizado pelo Diego Dutra, atualmente posdoc no Laboratório de Computação Paralela e Sistemas Móveis (PESC), e voltou recentemente de uma temporada na Universidade de Aalto, Finlândia.

O tema é novamente bastante atual é relevante: Cloud Computing.

Programe-se, participe e ajude na divulgação! Mais detalhes abaixo ou clicando aqui.

-------

Palestrante:

Diego Dutra, PESC/COPPE/UFRJ

Título:

Computação em Nuvem e sua utilização em ambientes emergentes na indústria de TELCO

Dia/horário/local:

Quarta, 30 de agosto, 11h, sala H-324B

Computação em nuvem trouxe mais dinamicidade aos tradicionais datacenters, hoje em vez de um conjunto de computadores operando isoladamente, atualmente os recursos computacionais em um datacenter devem operar de maneira mais sinérgica. Softwares como Spark e Open Stack, demonstram como os projetos de pesquisa nesta área impactam a forma como os recursos computacionais são utilizados e gerenciados. Enquanto continuamos a investigação destes ambientes dentro do escopo da engenharia de sistemas e ciência da computação, os conceitos introduzidos pelos ambientes de computação em nuvem tem ganho interesse de outras áreas de pesquisa, como no projeto de Central Offices de telcos. Nesta direção, diferentes grupos de pesquisa têm investido no projeto de mecanismos para orquestrar e gerenciar a pilha de softwares necessária para a correta operação de provedores de serviço, tais trabalhos hoje buscam implementar o framework descrito pelo padrão ESTI NFV-MANO. O foco desta apresentação é nos componentes arquiteturais que suportam os ambientes de computação em nuvem - virtualização, SDN e computação paralela/distribuída - e como estes podem ser utilizados no projeto de sistemas computacionais que operam entre datacenters. Assim, para a plateia de Sistemas será feita uma breve introdução de sistemas MANO, buscando incentivar o debate de como nossas experiências prévias no desenvolvimento de ambientes de gerenciamento (clusters e datacenters) podem ser estendidas para tratar do problema de orquestração de serviços virtualizados.

Bio resumida:

Diego L. C. Dutra possui mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, obtidos em 2009 e 2015 respectivamente. Desde sua titulação trabalha como pesquisador (post-doc) no Laboratório de Computação Paralela e Sistemas Móveis da COPPE/UFRJ, tendo retornado de um período de 10 meses onde trabalhou como pesquisador visitante Sênior na Escola de Engenharia Elétrica (ComNet) da Aalto University/Finlândia, com a qual mantém cooperação na área de projeto de ambientes de IaaS e sistemas elásticos para futuros ambientes 5G. Seus principais interesses estão nas áreas de ambientes computacionais compartilhados (Cloud Computing/IaaS) e Arquitetura de Sistemas de Processamento de Alto Desempenho, em particular me mecanismos e técnicas que aumentem a eficiência de ambientes de processamento de alto desempenho.