Autores

3178
Carlos Henrique de Oliveira
1449,739
3179
1449,739

Informações:

Publicações do PESC

Título
Definição de um Simulador para Redes de Comunicação
Linha de pesquisa
Arquitetura e Sistemas Operacionais
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
30/4/1991
Resumo

Este trabalho apresenta a definição de um Simulador para Protocolos de Redes de Comunicação e a implementação de um protótipo simplificado. Seus principais objetivos são a simulação de protocolos de redes de comunicação de dados de forma distribuída e a execução de código real junto com código simulado.

Para o desenvolvimento deste trabalho foi analisado uma série de temas relevantes ao assunto. Nestes temas estão incluídos: a simulação distribuída e a simulação de redes de comunicação.

O trabalho inclui a definição do Simulador de Comunicação. Ele é construído de forma modular, podendo seus processos ficarem distribuídos na rede real. Seus módulos básicos são: o sincronizador, o simulador de comunicação e o nó de simulação.

Foi realizada a implementação de um modelo simplificado usando o protocolo de enlace CSMA-CD, para se realizarem algumas experiências com o simulador.

Abstract

This thesis presents the definition of a simulator for communication networks protocols and implementation of a simplified prototype. The simulator provides a simulation of communication networks protocols in a distributed form and permits the execution of real code joined with simulation code at the same time.

The developnient sf this thesis was based sn the analysis of distributed communication networks simulation.

This thesis includes the definition of a communication simulator. The simulator architecture is built on a modular form. The processes compoments of the simulator can be run in a distributed form.

The implementation of a simplified model where stations communicate via CSMA-CD link logical protocol was realized in this thesis. Some experiments and tests were realized using this simplified model to demonstrate the eficacy of distributed simulation.

Topo