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Publicações do PESC

Título
Mano: Linguagem de Manipulação de Objetos do Protogeo e seu Processador
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
22/10/1992
Resumo

Encontra-se em desenvolvimento na COPPEIUFRJ o sistema GEOTABA, que é um sistema de gerência de bases de dados orientado a objetos (SGBDOO). O GEOTABA baseia-se em um modelo de objetos cuja preocupação central está em resolver os problemas de incompatibilidade entre as linguagens de definição e manipulação de dados, as de programação de métodos e as de especificação de interface com usuário. Com o objetivo de validar o modelo de objetos do GEOTABA, está sendo construído um protótipo, o ProtoGEO.

Este trabalho descreve a Linguagem de Manipulação de Objetos do ProtoGEO (MANO) e seu Processador. A linguagem MANO foi projetada para ser a ferramenta de programação do nível de implementação do modelo de objetos do GEOTABA, fornecendo uma sintaxe para a definição de métodos e envio de mensagens. Foi definida segundo os conceitos do paradigma da orientação a objetos e fornece recursos de interface com usuário.

O Processador, escrito em C+ +, corresponde ao núcleo do ProtoGEO e é o responsável pelo processamento de mensagens/métodos. Funciona como uma "máquina de pilha" que executa as instruções do código intermediário, gerado pelo Compilador da linguagem MANO. Para permitir a criação e a manipulação de objetos, foi implementado também o Gerente do "Buffer" de Objetos que gerencia os objetos residentes em memória.

Abstract

The GEOTABA system, an object-oriented database management system (OODBMS), has been developed in COPPEIUFRJ. GEOTABA is based on an object model whose central preoccupation is to solve the problems of impedance mismatch bebveen the data definiiion and manipulation languages, methods programming languages, and user interface specification languages. With the objective of validating the GEOTABA object model, a prototype called ProtoGEO is being built.

This work describes the ProtoGEO Object Manipulation Language (MANO) and its Processor. The MANO language was projected to be the programming tool for the implementation leve1 of the GEOTABA object model, providing a syntax for method definition and message sending. It was also defined according to the object-oriented paradigm concepts and provides a user interface facility.

The Processor, written in C + +, corresponds to the ProtoGEO nucleus and is responsible for messagelmethod processing. It works like a "stack machine" that executes the intermediate code instructions produced by the MANO language compiler. To permit object creation and manipulation, the Object Buffer Manager was implemented whith the goal of controlling memory resident objects.

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