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Rodrigo Freitas Silva
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Publicações do PESC

Título
Caracterização da Mobilidade Veicular e o seu Impacto nas Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos e Desconexões
Linha de pesquisa
Redes de Computadores
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
23/6/2010
Resumo
Neste trabalho é apresentada uma análise dos registros da mobilidade veicular, capturada através de um dispositivo GPS na cidade de Muriaé (Minas Gerais), que tem como objetivo investigar as características da movimentação de ônibus públicos urbanos. Desta forma, foram obtidas informações estatísticas dos componentes: velocidade, aceleração, ângulo de mudança de direção e tempo de pausa; extraídos do movimento capturado. A partir dos dados obtidos, verificou-se que a distribuição que melhor se ajustou aos componentes velocidade e ângulo de mudança de direção foi a distribuição Weibull; e para a aceleração e tempo de pausa foram as distribuições  Normal e a Lognormal, respectivamente. Posteriormente, os registros da mobilidade veicular foram utilizados na avaliação do desempenho de protocolos de roteamento das redes veiculares tolerantes a atrasos e desconexões, e verificou-se então que o MaxProp apresentou melhor desempenho nos cenários avaliados. Por fim, as informações obtidas sobre a mobilidade real foram utilizadas para configurar e adaptar alguns modelos de mobilidade veicular conhecidos. Tais modelos foram então utilizados para investigar através de simulações, o impacto da mobilidade real e da mobilidade sintética no desempenho da rede.
Concluiu-se em seguida, que a mobilidade sintética não substituiria satisfatóriamente a mobilidade real quando a intenção é realizar uma avaliação precisa do desempenho dos protocolos de roteamento das redes veiculares.
Abstract
This work presents an evaluation of vehicular mobility traces acquired from GPS device in the  Muriaé city, state of Minas Gerais, in order to characterize the movement of buses in the public transport system. Statistical data were extracted from the following components: velocity, acceleration, angle of direction change and pause time. From the obtained data, we found out Weibull distributions which showed a good fit to both velocity and angle of direction change components. Moreover, Normal and Lognormal distributions were found to represent, respectively, acceleration and pause time components. Thereafter, we used the vehicular mobility traces to carry out a performance evaluation of routing protocols proposed for delay tolerant vehicular networks, then it was observed that the MaxProp showed better performance in the scenarios evaluated. Finally, the information obtained on the real mobility was used to configure and adapt some known vehicular mobility models. Then, these models were used to investigate through simulations, the impact of the real mobility and the synthetic mobility of the network performance. It was concluded that the synthetic mobility not satisfactorily replace the real mobility when the intention is to make an accurate analyze of the performance of routing protocols for vehicular networks.
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