Autores

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Fábio Gomes de Assunção
2343,455
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2343,455

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Publicações do PESC

Título
Animação em Camadas com Quadros-chave Espaciais e Edição de Trajetórias
Linha de pesquisa
Computação Gráfica
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
23/3/2012
Resumo
Este trabalho apresenta um método de edição pós-performance de animação de personagens tridimensionais, cuja autoria dos movimentos sintetizados se dá a partir das abordagens de keyframing por quadros-chave espaciais e estruturação por camadas. Tal edição possibilita a correção de defasagem entre as camadas de animação e se dá por meio da alteração de parâmetros da trajetória descrita pelo cursor responsável pela interpolação dos movimentos em uma determinada camada. Por meio da edição da trajetória, é possível adequar a amplitude de movimentos, promovendo deformações na geometria desta curva por meio de uma interface baseada em traços, assim como acelerar ou desacelerar quadros (frames) da animação, por meio da reparametrização dos tempos associados à mesma, proporcionando a melhor aproximação possível da sincronização dos movimentos gerados pelas camadas. Com o uso de camadas, as alterações realizadas são locais, não alterando, dessa forma, movimentos de outros membros do personagem. Deste modo, a necessidade de se realizar uma nova performance para correção da animação é minimizada.
Abstract
This work presents a method to provide post-performance edition of three-dimensional animated characters whose authorship of synthesized motion occurs due to spatial keyframing and layered animation approaches. This editing method enables the correction of the movement gap among the animation layers by changing the parameters of the trajectory described by the cursor responsible for interpolation of movements in a given layer. Through the trajectory editing, it is possible to adjust the range of motion by promoting deformations in this curve geometry by using a sketch based interface, as well to accelerate or slow frames of animation through reparametrization of time associated to this trajectory, providing the best possible approximation of synchronization of movements generated by the layers. With the use of layers, changes promoted are local, not changing, therefore, movements of other members of the character. Thus, need to develop a new performance for the correction of animation is minimized.
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