Autores

5491
Daniel Dominguez Gouvêa
2514,131,2533
5492
2514,131,2533
5493
Paulo Cezar Martins Ribeiro
(Co-orientador)
2514,131,2533

Informações:

Publicações do PESC

Título
Microssimulação da Zona do Dilema
Linha de pesquisa
Arquitetura e Sistemas Operacionais
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
27/9/2013
Resumo

Neste trabalho, serão apresentados vários fundamentos e aspectos relacionados à zona do dilema no trânsito, de forma a consolidar todas as informações necessárias para possibilitar a microssimulação da mesma. O simulador MicroLAM foi estendido com o propósito de criar uma ferramenta mais completa e que permita o estudo desta zona. Um novo modelo de motorista capaz demonstrar os efeitos dela foi concebido, o StDM. Outros modelos também foram propostos com o intuito de estudar algumas estratégias para evitar que o veículo se encontre na zona do dilema: o DZADM, o IZADM, o DIZADM e o AVDM. Por fim, simulações foram realizadas para demonstrar a dinâmica do veículo em relação à zona do dilema, avaliar os modelos propostos, estudar o impacto da temporização do intervalo de amarelo e investigar as infrações de trânsito decorrentes.

Abstract

This work presents several principles and aspects related to the dilemma zone, in order to consolidate all the necessary information to enable its microsimulation. The MicroLAM simulator was extended with the purpose of creating a more complete tool to study this zone. A new driver model capable of demonstrate its the effects was conceived, called StDM. Further models were also proposed, aiming to study strategies to avoid the vehicle presence in the dilemma zone: DZADM, IZADM, DIZADM and AVDM. Lastly, simulations took place to demonstrate the vehicle dinamics related to the dilemma zone, evaluate the proposed models, study the amber interval duration impact and investigate the arising traffic violations.

Topo