Informações:

Publicações do PESC

Título
Modelagem Fuzzy como Ferramenta para Identificação de Heurística e Vieses Cognitivos no Processo de Tomada de Decisão do Empreendedor Social
Linha de pesquisa
Inteligência Artificial
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
14/12/2017
Resumo

O processo mental para tomada de decisão, muitas vezes, pode apresentar atalhos que levam a erros que interferem profundamente na percepção do indivíduo em relação ao mundo e a forma como esse indivíduo age. Essa questão é ainda mais relevante quando focalizamos os empreendedores sociais e o seu processo de tomada de decisão calcado predominantemente na intuição e experiência. Tendo em vista criar um ferramental de acompanhamento para este processo, este trabalho apresenta uma proposta para identificação de heurísticas e vieses cognitivos utilizando a lógica Fuzzy como ferramenta para modelagem e análise dos dados. Uma vez identificado o perfil é possível o direcionamento mais adequado desses empreendedores em relação aos seus empreendimentos. Esse modelo poderá ser utilizado por coachers, tutores, consultores, para um direcionamento de seus trabalhos junto aos empreendedores. Para o estudo do empreendedorismo cognitivo na economia social solidária, tanto os experimentos quanto os questionários foram adequados ao público alvo assim como outros foram criados. O resultado da análise do perfil das heurísticas na tomada de decisão é apresentado através do índice resultante da defuzzificação. Após a identificação e classificação dos perfis é recomendado o uso de ferramentas da administração para a mitigação dos efeitos.

Abstract

The mental process for decision making can often present shortcuts that lead to errors that deeply interfere with the individual's perception of the world and the way that individual acts. This issue is even more relevant when we focus on social entrepreneurs and their decision-making process based predominantly on intuition and experience. In order to create a monitoring tool for this process, this paper presents a proposal for the identification of heuristics and cognitive biases using Fuzzy logic as a tool for modeling and data analysis. Once the profile is identified, it is possible to target these entrepreneurs more appropriately in relation to their undertakings. This model can be used by coaches, tutors, consultants, for a direction of their work with the entrepreneurs. For the study of cognitive entrepreneurship in the social economy, both the experiments and the questionnaires were adequate to the target audience as others were created. The result of the analysis of the heuristic profile in the decision making is presented through the index resulting from the defuzzification. After the identification and classification of the profiles it is recommended to use administration tools to mitigate the effects.

Arquivo
Topo