Autores

1631
Fernanda Cristina Antunes Goulart de Souza
687,303,688
1632
687,303,688
1633
687,303,688

Informações:

Publicações do PESC

Título
Geometria Dinâmica: Um Estudo
Linha de pesquisa
Otimização
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
31/3/1998
Resumo
PESC: Resumo de Dissertação de Mestrado Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Geometria Dinâmica: Um Estudo

Fernanda Cristina Antunes Goulart de Souza

Março/1998
Orientadores: Paulo Roberto de Oliveira
Luiz Carlos Guimarães
 

 
Programa: Engenharia de Sistemas e Computação

      Este trabalho realizou um estudo de dois programas representantes da categoria de softwares de Geometria Dinâmica. Procura fornecer uma visão global do tipo de contribuição desse recurso para o ensino da Geometria, através de um panorama histórico, teórico e prático. A visão histórica da Geometria no Brasil e no mundo e algumas das causas de seu abandono, apontam a necessidade de mudanças no processo de ensino-aprendizagem que podem ser obtidas com novas posturas e novas tecnologias, como a estudada. Os resultados da pesquisa junto a profissionais corroboram as considerações teóricas epistemológicas apresentadas.

Abstract
PESC: Master Degree Abstracts Abstract of Thesis presented at COPPE/UFRJ as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Science (M.Sc.)

Dynamic Geometry: A Study

Fernanda Cristina Antunes Goulart de Souza

March/1998
Advisors:Paulo Roberto Oliveira
Luiz Carlos Guimarães
 
Department: Systems Engineering and Computer Science

      This work studies two representatives of the Dynamic Geometry softwares category. It tries to supply a global vision of the type of contribuition possible with this resource for the teaching of Geometry, through a historical, theoretical and practical panorama. The historical vision of Geometry in Brazil and in the world and some of the causes of its abandonment and the need for changes in the teaching-leaming process, that could be obtained with new postures and technologies, as the one studied here. The results of inquiries with professionals corroborate the theoretical considerations presented.

Arquivo
Topo