Autores

1646
Fermin Alfredo Tang Montané
694,695,696
1647
Roberto Diéguez Galvão
(Orientador)
694,695,696
1648
Virgílio José Martins Ferreira Filho
(Co-orientador)
694,695,696

Informações:

Publicações do PESC

Título
Uma Contribuição na Determinação de Rotas para Empresas de Entrega Expressa
Linha de pesquisa
Otimização
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
27/5/1998
Resumo
PESC: Resumo de Dissertação de Mestrado Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Uma Contribuição na Determinação de Rotas para Empresas de Entrega Expressa

Fermin Alfredo Tang Montané

Maio/1998
Orientadores: Roberto Diéguez Galvão
Virgílio José Martins Ferreira Filho
 

 
Programa: Engenharia de Sistemas e Computação

      Um problema com o qual se deparam empresas de entrega expressa aérea é como projetar uma rede de distribuição de encomendas entre várias cidades, que atenda a restrições de tempo de entrega, disponibilidade e capacidade da frota de aeronaves. Este problema envolve a localização de facilidades de concentração e redistribuição de carga, a determinação de rotas de transporte e a seleção de tipos de aeronaves de modo a minimizar o custo total de transporte. Dado que o problema acima descrito é muito complexo se definiu uma versão simplificada do mesmo que considera uma única facilidade de concentração/distribuição de localização conhecida, dois tipos de aeronaves e dois tipos de rotas. Este problema consiste em determinar rotas que permitam concentrar na facilidade central a carga gerada nas cidades. Exige-se que a estrutura das rotas seja uma árvore centralizada.
      Para resolver este problema são propostos dois métodos heurísticos de busca local, que fornecem soluções viáveis para o problema e uma formulação matemática que permite avaliar a qualidade destes resultados.
      Experimentos computacionais comparam os resultados das duas heuristícas com a solução ótima obtida a partir da formulação matemática do problema, para problemas pequenos (de até 20 cidades). Ambas as heurísticas são também comparadas entre si para problemas maiores (de até 100 cidades). A influência de fatores tais como o custo fixo e a capacidade das aeronaves nas soluções é analisada.

Abstract
PESC: Master Degree Abstracts Abstract of Thesis presented at COPPE/UFRJ as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Science (M.Sc.)

A Contribuition in the Selection of Routes for Express Delivery Firms

Fermin Alfredo Tang Montané

May/1999
Advisors:Roberto Dieguez Galvão
Virgílio José Martins Ferreira Filho
 
Department: Systems Engineering and Computer Science

      A problem that must be solved by express air delivery firms is the design of a distribution network for the collection and delivery of small packages, subject to constraints like delivery time, aircraft availability and aircraft capacity. This problem includes the location of facilities for concentration and distribution of freight, the selection of transportation routes and of classes of aircraft to be used such that the total transportation cost is minimized.
      Since the problem described above is too complex a simplified version was defined. This version includes one facility for concentration and distribution of freight with known location, two classes of aircraft and two classes of routes. This problem consists in determining routes that allow to concentrate in the facility the freight originated in the cities. The route structure must be a centralized tree.
      To solve this problem we propose two heuristics methods based on local search, which provide feasible solutions to the problem, and a mathematical formulation that allows the evaluation of the quality of the heuristic solutions.
      Computational experiments compare the results of the two heuristics with the optimal solution obtained through the mathematical formulation of the problem, for small problems (with up to 20 cities). The heuristics are also compared with each other for larger problems (with up to 100 cities). Finally, we analise the influence of factors like the fixed costs and capacity of the aircraft in the solutions.

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