Autores

1679
Renato Campos Mauro
394,51
1680
394,51

Informações:

Publicações do PESC

Título
Aspectos de Gerência de Objetos Persistente: A Implementação do GOA++
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
15/12/1998
Resumo
PESC: Resumo de Dissertação de Mestrado Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.)

Aspectos de Gerência de Objetos Persistente: A Implementação do GOA++

Renato Campos Mauro

Dezembro/1998
Orientador: Marta Lima de Queirós Mattoso  

 
Programa: Engenharia de Sistemas e Computação

      Os bancos de dados orientado a objetos surgiram para suprir limitações do modelo relacional quanto à representação de dados e uso junto a linguagens de programação orientada a objetos.
      Apesar dos diversos produtos no mercado, a tecnologia da orientação a objetos no âmbito de um banco de dados ainda precisa evoluir. Em particular existem deficiências nos seguintes aspectos: Eficiência no modelo de armazenamento interno, falta de adequação ao modelo de objetos proposto pelo grupo ODMG e principalmente pouca integração com as linguagens de programação orientada a objetos e seus respectivos ambientes de desenvolvimento visuais atualmente disponíveis no mercado.
      O objetivo da tese é fazer uma análise dos problemas associados aos aspectos de gerência de objetos, com propostas inovadoras para os problemas apresentados e avaliar essas propostas através do desenvolvimento do sistema GOA++.
      Através da implementação do sistema GOA++ foram desenvolvidas soluções para o processamento interno dos objetos de forma eficiente,das quais pode-se destacar: Gerência de cahe, representação diferenciada para objetos curtos e objetos longos, dentre outros recursos. Para contemplar a adequação com o padrão, foram desenvolvidos processadores das linguagens ODL e OQL definidas pelo ODMG, tornando assim o GOA++ um servidor de objetos aderente a este padrão.
      Foi implementada também a integração com a linguagem Java através de uma API (Application Program Interface), projetada para que se conseguisse obter uma uniformidade na representação dos dados em ambos os sistemas. Também foi implementada uma forma de representar os objetos persistentes na base de objetos automaticamente através da interface gráfica. Esta implementação é bastante flexível, uma vez que as telas poderão ser compostas em qualquer ambiente de desenvolvimento visual para Java. A implementação foi validada por uma aplicação desenvolvida em Java para explorar bases de objetos do GOA++. A solução de integração da interface gráfica com banco de dados proposta neste trabalho é inovadora, facilitando assim o trabalho de programação de aplicações visuais para diversos ambientes, inclusive para Internet.

Abstract
PESC: Master Degree Abstracts Abstract of Thesis presented at COPPE/UFRJ as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Science (M.Sc.)

Aspects of Persistent Object Management: The GOA++ Implementation

Renato Campos Mauro

December/1998
Advisor:Marta Lima de Queirós Mattoso
 
Department: Systems Engineering and Computer Science

      The Object oriented database research was motivated by deficiences in the relational model representativity. The challenge is to support non-conventional applications, offering them databases services, such as persistence, query processing among others.
      There are many object oriented databases available, but issues limitting effective use of this technology still remain. There are deficiences in the internal storage model, few products are ODMG compliant and there is low integration with both object oriented programming languages and their visual development environments.
      The aim of this thesis is to analise stored object management aspects, in particular by the implementation of the GOA++ Object Management System, and to propose and implement new solutions for these issues.
      This thesis presents the aspects related to the implementation of the GOA++ Object Management System. One of the development requirements is the compliance with the ODMG object model. This compliance was achieved by the development of ODL and OQL processors. Another development requirement corresponds to the reformulation of internal algorithms based in its antecessor system (GOA). An API to the Java programming language was also proposed. This API (Application Program Interface) was designed to provide a consistent representation form of the objects on the server disk and on the client's computer main memory. This API implements a mechanism to represent automatically persistent GOA++ objects in a graphical user interface. The graphical interface can be automatically generated by the system or designed in one of the various visual development tools available for Java. Both approaches can be integrated using this solution. Another feature that shows the flexibility of this solution is that it is not necessary to have database specific visual components. The integrated solution proposed by this thesis has been validated by one visual application written in Java that corresponds to a GOA++ persistent objects explorer. The proposed solution for the integration of the database system with the graphical user interface is innovative. It provides flexibility to visual programming and Internet access.

Arquivo
Topo