Informações:

Publicações do PESC

Título
Informática Educativa: Características e Padrões para Projetos
Linha de pesquisa
Engenharia de Software
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
12/4/1999
Resumo
Este trabalho caracteriza o estado da arte e da prática da Informática Educativa no Brasil através da análise dos diversos segmentos que participam do processo de informatização das instituições escolares, entre eles os projetos governamentais para a área, a identificação das aspirações e dos usos da Informática Educativa pelas escolas, o estudo do novo paradigma educacional, a identificação do perfil do mercado de software educacional brasileiro e das áreas de pesquisa em Informática Educativa. Esta análise além da função diagnóstica, trouxe subsídios para um Sistema de Padrões para Informática Educativa. São apresentadas diretrizes para a elaboração de projetos de Informática Educativa e análise e avaliação dos projetos existentes, visando que a incorporação de suas propostas e soluções ofereçam subsídios para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro garantindo a efetiva utilização do computador na Educação.
Abstract
This work characterizes the state of the art and the practice of the Computers in Education in Brazil through the analysis of different segments involved in the process of computerizing educational institutions: Government projects for the area, the identification of the aspirations and uses of the Computers in Education by the schools, the study of the new educational paradigm, the identification of the Brazilian educational software market and the research areas in Computers in Education. Besides the diagnostic function, this analysis brought subsidies for a Pattern System for Computer in Education. We presented guidelines for the development of Computers in Education projects and for the analysis and evaluation of existing ones, hoping that the incorporation of these proposals and solutions will help to achieve a high level of quality in Brazilian Education, guaranteeing that the computer will be effectively used in Education.
Arquivo
Topo