Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

LOGIN
divider

Provas IS – Informática e Sociedade

separator

Informática e Sociedade

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO – INFORMÁTICA E SOCIEDADE

DOUTORADO E MESTRADO 2024

 

Prova Específica

Nota máxima Inglês – 10,0 pontos

Nota máxima Redação – 10,0 pontos

Nota da prova específica = média aritmética das provas de inglês e redação

A prova específica é composta de duas partes, a saber:

1) Inglês: seu objetivo é verificar a capacidade de compreensão do(a) candidato(a) de um texto pertinente à área de pesquisa em Informática e Sociedade, redigido em inglês, solicitando-se ao(à) candidato(a) que traduza-o para o português. Quando algum trecho apresentar dificuldades com algum(ns) vocábulo(s), o(a) candidato(a) poderá resumi- lo(s) com suas próprias palavras, procurando mostrar aquilo que compreendeu da leitura. Sua duração é de até 90 minutos. Não é permitido o uso de dicionário.

2) Redação: A prova apresenta um conjunto de até 5 (cinco) questões, baseadas nas referências bibliográficas listadas abaixo, produzidas no âmbito da área de pesquisa em Informática e Sociedade. O objetivo desta prova é verificar: a) a leitura do(a) candidato(a) de referências bibliográficas indicadas; b) a capacidade de expressão escrita do(a) candidato(a), especialmente a abordagem e a organização de seu texto. Sua duração, em conjunto com a primeira parte, é de até 150 minutos, com consulta à bibliografia indicada.

Referências bibliográficas

CUKIERMAN, H… O tapete de Eudóxia: A história das ciências e a narrativa das multiplicidades. Tempo Brasileiro, v. 189/190, p. 155-172, 2012. (Disponível em https://www.researchgate.net/publication/257930185_O_tapete_de_Eudoxia)

CUKIERMAN, H., TEIXEIRA, C.A.N.,  PRIKLADNICKI, R., 2007,  “Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software”, In: RITA – Revista de Informática Teórica e Aplicada, vol 14, no. 2, pp. 199-219 (disponível em http://seer.ufrgs.br/rita/issue/archive).

FARIA, L. A. S.; SEVERO, Fernando G. ; DINIZ, E. ; CUKIERMAN, H. L. . Digitalizações de moedas sociais brasileiras e os desafios de governanças comunitárias: os requisitos, os códigos e os dados. In: Marcelo Vianna. (Org.). Novos diálogos entre Ciência e Tecnologia. 1ed. Porto Alegre: Fi, 2020, v. 1, p. 91-111.(disponível em https://www.editorafi.org/022ciencia).

FEITOSA, Paulo Henrique Fidelis, 2010, “O cidadão codificado: A digitalização da cidadania em bancos de dados de interesse público”. Dissertação de mestrado, Programa de Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ (disponível em http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_m/PauloHenriqueFidelisFeitosa.pdf ). Leitura somente do cap. 1 (“Introdução – fazer tecnologia e fazer política: relação impertinente?”) e cap. 2 (“O pobre codificado no Programa Bolsa Família e no Cadúnico”), pp. 1-119.

LIMA, Alberto Jorge Silva de, CUKIERMAN, Henrique L., 2011, “Da integração das Américas a um cemitério de pipas: a construção de um projeto de inclusão digital na Favela da Maré”. In: Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnologia y Sociedad, vol 6, no. 18 (disponível em http://www.revistacts.net/index.php?option=com_sectionex&view=category&id=27&Itemid=98).

Prova Oral

Nota máxima – 10,0 pontos

Duração de 20 a 40 minutos, dividida em duas partes: 1ª parte) uma a duas perguntas sobre a bibliografia da prova específica, com duração de 10 a 20 minutos; 2ª parte) uma exposição de 10 a 20 minutos por parte do/a candidato/a sobre a adequação de sua formação, de sua experiência profissional/acadêmica e de seu plano de pesquisa aos esforços de pesquisa da linha. Para conhecer as pesquisas da linha, o/a candidato/a poderá consultar: i) o site da linha (https://www.cos.ufrj.br/index.php/pt-BR/linhas-de-pesquisa-artigo/34-informtica-e-sociedade); ii) o currículo lattes do orientador pretendido (www.lattes.cnpq.br); iii) as teses e dissertações orientadas pelo orientador pretendido (base de teses e dissertações em www.minerva.ufrj.br). À cada parte corresponde 50% do grau final da prova oral (cada parte terá nota máxima de 5,0 pontos).


Plano de Pesquisa

Nota máxima – 10,0 pontos

Para candidatos a Doutorado: seu objetivo é verificar as proposições do(a) candidato(a) relativas ao seu projeto de doutoramento, devendo ser elaborado em formato livre e entregue no dia das provas escritas, antes de seu início. O Plano deverá ser redigido em até 2000 palavras (não há especificação para o mínimo de palavras), excluída a seção de referências bibliográficas bem como os eventuais anexos.

Para candidatos a Mestrado: seu objetivo é apresentar o(s) interesse(s) de pesquisa do(a) candidato(a), devendo ser elaborado em formato livre e entregue no dia das provas escritas, antes de seu início. O Plano deverá ser redigido em até 1000 palavras (não há especificação para o mínimo de palavras), excluída a seção de referências bibliográficas bem como os eventuais anexos.

O plano de pesquisa deverá destacar a sua contribuição aos esforços de pesquisa da linha. Para conhecer as pesquisas da linha, o/a candidato/a poderá consultar: i) o site da linha (https://www.cos.ufrj.br/index.php/pt-BR/linhas-de-pesquisa-artigo/34-informtica-e-sociedade); ii) o currículo lattes do orientador pretendido (www.lattes.cnpq.br); iii) as teses e dissertações orientadas pelo orientador pretendido (base de teses e dissertações em http://www.minerva.ufrj.br).

Observações finais:

Não é permitido o uso de computador na prova escrita de inglês. Para a prova de redação, o material bibliográfico poderá ser trazido em papel ou poderá ser consultado em computador.

Prova de Títulos:

Clique no link abaixo para ver os critérios utilizados na Prova de Títulos.

Critérios Prova de Títulos IS 2024.


separator