Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

LOGIN
divider

Bolsas

separator

O PESC oferece um número limitado de bolsas CAPES e CNPq para o Mestrado e Doutorado. A solicitação de bolsa é realizada durante o processo de candidatura através do sistema de inscrição. Somente alunos em tempo integral podem receber bolsa. Alunos em tempo integral com vínculo empregatício devem atender as exigências específicas da agência de fomento e as normas da COPPE.

Para saber os valores das bolsas, acesse os seguintes links: CAPES / CNPq


Candidatos ao Mestrado

importante: para candidatos ao Mestrado pleiteando bolsas é fortemente recomendado a realização do POSCOMP. Fique atento ao período de inscrição, geralmente é em junho/julho.

observação: o julgamento de bolsas para o Mestrado ocorre apenas uma vez por ano, com os candidatos para o 1º  e 3º período do ano anterior (ex. 2015.3 e 2016.1 são julgados juntos). Por esse motivo, candidatos ingressando no 3º período contemplados com bolsa, só receberão a partir de janeiro ou março do ano seguinte. Bolsistas ingressando no 1º período recebem normalmente a partir de março se houverem bolsas disponíveis.


 

Fila de Espera:

Caso haja nova disponibilidade de bolsas, alunos em fila de espera só serão contemplados se manterem um bom rendimento acadêmico até o momento da concessão. Se até o final dos períodos especificados abaixo o aluno não for contemplado com uma bolsa, será removido da fila de espera e não há possibilidade de novo pedido.

mestrado: a fila de espera de bolsas para o mestrado será valida até o final do 2º período seguinte, tanto para candidatos ingressando no 3º período do ano anterior, quanto para os candidatos ingressando no 1º período do mesmo ano.

doutorado: a fila de espera de bolsas para o doutorado é válida por três períodos consecutivos a partir do ingresso do aluno (períodos sem disponibilidade de novas bolsas não são considerados).


Estrangeiros

Candidatos estrangeiros podem pleitear bolsas por programas específicos, como PEC-PG ou TWAS-CNPq. Candidatos pleiteados com bolsas por programas internacionais poderão efetuar a matrícula no ano seguinte, caso sejam aceitos.

Note que o processo de seleção do PESC não é diretamente vinculado a nenhum programa internacional, por isso é preciso passar pelo processo de seleção do PESC para obter uma carta de aceite (item requerido pelos programas internacionais).

Propormos o seguinte roteiro:

  1. escolher um programa internacional de bolsas, e observar o calendário proposto pelo programa;
  2. realizar a candidatura em um dos processos seletivos do PESC de forma que o resultado seja divulgado antes do prazo do programa de bolsa;
  3. caso seja aceito, requerer uma carta de aceitação do PESC;
  4. com a carta, entrar com o pedido da bolsa pelo programa internacional escolhido;
  5. caso seja contemplado com a bolsa, se inscrever no período correspondente ao início da bolsa, geralmente os programas de bolsa estão sincronizados para começar o curso em março (1º período).

 


separator