Maratona de Programação na UFRJ

Informações sobre a Maratona de Programação
Responsável pela UFRJ na Maratona de Programação: Prof. Márcia R. Cerioli


Texto publicado no Notí­cias SBC 14/2013

Na Maratona de Programação, times de programação das melhores instituições de ensino superior do Brasil competem para participar das finais mundiais do concurso de programação da ACM (ACM ICPC). A competição se destina a alunos de graduação e iní­cio da pós-graduação na área de Computação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Matemática e outras áreas afins. Ela tem como objetivo promover nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Ricardo Anido, Diretor de Competições Cientí­ficas da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), acredita que as competições são uma forma de incentivar os alunos a estudar, a se aperfeiçoarem. Desde a preparação até a competição em si, os alunos devem aprender a importância de se trabalhar em grupo e de enfrentar desafios. A Maratona ensina que para ganhar é necessário muito esforço, estudo e comprometimento; ensina os alunos que ganhar e perder faz parte da vida. Anido coloca que a participação neste tipo de competição já é importante para o crescimento do aluno, não apenas a vitória. Quanto ao aspecto técnico da Maratona, Anido coloca que esta incentiva que os alunos aprendam muito mais do que o exigido nos cursos, melhorando muito sua formação.


Curta Competições de Algoritmos e Programação no facebook, e acompanhe lá as novidades sobre as atividades da Maratona na UFRJ.
Página criada em 23 abr 2013.