Agenda de Apresentações

 

Trabalhos Sugeridos

  • Data de Entrega: 06/06/2003
  • Grupos de no máximo 2 pessoas
  • Escolher entre trabalhos de implementação ou teóricos
  • Cada grupo deverá escolher um assunto diferente dos outros grupos
  • Todos os grupos devem me entregar uma mongrafia/relatório do trabalho com: Introdução, Conteúdo, Discussão/Conclusões, Referências Bibliográficas. Para quem fizer implementação, eu quero que me envie o código fonte. A monografia de quem não vai fazer implementação deve ter 30 páginas, no máximo, se utilizarem espaçamento 1/2 e fonte de tamanho 12.

     

    Sugestões de Implementação:

  • Implementação e comparação das diversas estratégias de busca dadas em aula, com aplicação ao problema das n-rainhas, do jogo dos oito, ou dos missionários e canibais (para quem nunca fez!) (caps. 3 e 4).
  • Resolução do problema das n-rainhas utilizando algoritmos de consistência de arcos (modelagem do problema como satisfação de restrições) com diversas estratégias para escolha das variáveis e escolha do valor de cada variável (caps. 3 e 4).
  • Implementação e comparação dos algoritmos utilizados em Jogos (minimax e alfa-beta), aplicado ao jogo da velha (para quem nunca fez!) (cap. 5).
  • Implementação de algoritmos para jogos com mais de 2 jogadores (cap. 5, Russel 1ed e 2ed).
  • Implementação de um agente simples para o mundo do Wumpus (caps. 6 e 7).
  • Implementação de um gerador condicional de planos (CPOP, cap. 11).
  • Implementação de um algoritmo para resolver inferências em redes bayesianas.
  • Implementação de uma rede neuronal para reconhecimento de padrões simples do tipo letras do alfabeto ou pequenas matrizes que representam figuras.
  • Aceito outras sugestões!!!

     

    Sugestões de Monografias teóricas:

  • Heurísticas (ref: Heuristics, by Judea Pearl)
  • Estratégias para jogos com espaço de busca muito grande (cap. 6 Russel 2ed).
  • Limitações computacionais da lógica formal.
  • Linguagens lógicas e funcionais.
  • Estado da arte em geração de planos (Ref: Recent advances in AI Planning).
  • Redes Bayesianas: o que são, para que servem, algoritmos, exemplos de aplicações.
  • Redes Neuronais: o que são, para que servem, classificação, exemplos de aplicações.
  • Estado da arte em processamento de linguagem natural.
  • IA e Robótica.
  • Sistemas multi-agentes.
  • IA distribuída.
  • Aceito outras sugestões!!!