Events Calendar

Flat View
By Year
Monthly View
By Month
Weekly View
By Week
Search
Search
Download as iCal file
Seminário: Cláudia Linhares Sales (Universidade Federal do Ceará)
Wednesday, 23 October 2019,  1:00 -  3:00

Teremos mais uma palestra do Ciclo de Seminários PESC com a presença da Profa. Cláudia Linhares Sales (Universidade Federal do Ceará). Claudia cursou seu mestrado no PESC (1990) antes de sair para o doutorado em Informatique - Recherche Operationnelle - Université de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1996).

Sua palestra apresentará fatos e experiências pessoas sobre os impasses atuais da educação superior, ciência e tecnologia no Brasil.

Programe-se, participe e ajude na divulgação! 

Mais detalhes abaixo ou clicando aqui.

 

-------------------------

 

Palestrante:

Cláudia Linhares Sales, Professora Titular, Universidade Federal do Ceará

 

Título:

Sistemas Brasileiros de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia: fatos e experiências pessoais

 

Dia/horário/local:

23 de outubro (quarta), 13h, sala H-324B

 

Resumo:

Nessa palestra, à luz da organização e estrutura do sistema de educação superior, ciência e tecnologia do Brasil, comentaremos os impasses atuais, tais como financiamento, novas políticas das agências de fomento, avaliação e medidas de qualidade, entre outros. Esses comentários serão suportados pelas experiências da palestrante como coordenadora de curso de pós-graduação na UFC, diretora científica de fundação de amparo a pesquisa FUNCAP, pró-reitora adjunta de pós-graduação e pesquisa da UFC, membro de comitês de avaliação quadrienal da CAPES e comitê de assessoramento do CNPq, e participante ativa das sociedades científicas SBC e SBPC. Os comentários finais serão dedicados às formas de resistência e organização da comunidade científica para o enfrentamento dos atuais desafios.

 

Bio:

Cláudia Linhares Sales é professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ocupou o cargo de Diretora Científica da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em 2010-2011 e 2012-2014. Possui mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Informatique - Recherche Operationnelle - Université de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1996), sob a supervisão de Frédéric Maffray. Fez pós-doutorado no INRIA/Sophia-Antipolis, França, entre 2006 e 2007, e na Simon Fraser University, Canadá, entre 2015 e 2016. Trabalha com Teoria dos Grafos e Algoritmos, atuando principalmente nos temas de coloração e decomposição de grafos. Ela fundou e coordena o grupo de pesquisa ParGO (Paralelismo, Grafos e Otimização), do Departamento de Computação da UFC.

 

Back

JSN_TPLFW_GOTO_TOP