Events Calendar

Flat View
By Year
Monthly View
By Month
Weekly View
By Week
Search
Search
Download as iCal file
Seminário PESC: Lúcia Maria de A. Drummond (UFF)
Wednesday, 27 April 2022,  6:00 -  7:00

Com o teme "Otimização de Custos Computacionais de Aplicações de Alto Desempenho em Nuvens" teremos seminário de Lúcia Maria de A. Drummond - Professora Titular, Universidade Federal Fluminense (UFF). Dia 20 de abril 27 de abril (quarta), 18 horas.

Transmissão ao vivo no Canal do PESC no YouTube.

 

Resumo:

Nesta palestra, apresentaremos alguns problemas de gerenciamento de recursos em nuvens e algumas estratégias para resolvê-los, visando o uso eficiente dessas plataformas por aplicações da área de Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing - HPC). Muitas aplicações de importância estratégica para o país, como as empregadas na indústria de petróleo e gás, meteorologia e nas áreas de biodiversidade e saúde, dependem de HPC para fornecer resultados precisos em tempos realísticos. As nuvens computacionais surgiram como uma alternativa de baixo custo a HPC, oferecendo um conjunto de recursos virtualizados que podem ser provisionados e alocados dinamicamente com rapidez. No entanto, ainda existem várias barreiras ao seu uso, como seleção de máquinas virtuais (VMs) e escalonamento de tarefas nessas VMs, que impactam diretamente no desempenho e nos custos financeiros. Além disso, as VMs em nuvem estão sujeitas a revogações nos mercados mais baratos (spots) e, para atender aos acordos de nível de serviço, a tolerância a falhas de VMs em nuvem deve ser tratada.

 

Bio Resumida:

Drummond tem trabalhado na área de computação paralela e distribuída por muitos anos. Mais recentemente, tem investigado questões relacionadas à modelagem e desenvolvimento de estratégias de escalonamento de tarefas e dimensionamento de recursos em nuvens computacionais. Graduou-se Bacharel em Matemática - Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1987, concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1990, quando participou do desenvolvimento equipe do primeiro computador paralelo da UFRJ, Brasil. Concluiu o Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994, e o artigo principal de sua tese obteve o Prêmio de incentivo à pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Compaq Company, organizado pela Academia Brasileira das Ciências.

Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Brasil, e seus atuais interesses de pesquisa são em computação de alto desempenho em nuvens. Em particular, neste tema, nos últimos cinco anos, orientou 3 teses de doutorado, e publicou mais de 20 artigos. É Pesquisadora Nível 1 do CNPq, com mais de 100 publicações em congressos e periódicos. É coordenadora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal Fluminense e coordenadora da Comissão Especial de Arquitetura e Processamento de Alto Desempenho da Sociedade Brasileira de Computação. Foi Coordenadora de Programa das conferências SBAC PAD 2016 e 2020. Faz parte do Editorial Board do Journal Future Generation Computer Systems e tem participado de diversos comitês de programas de conferências internacionais prestigiosas, tais como EuroPar, ISC, Supercomputing, CCGRID, entre outras.

 

 

Back

JSN_TPLFW_GOTO_TOP