Events Calendar

Flat View
By Year
Monthly View
By Month
Weekly View
By Week
Search
Search
Download as iCal file
Seminário PESC: Prof. Wouter Caarls (PUC-Rio)
Wednesday, 31 August 2022, 11:00 -  1:00

Com o tema "Robôs que aprendem e o prêmio da ACM para Pieter Abbeel" o Seminário PESC de agosto terá palestra do Prof. Wouter Caarls - Professor Adjunto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Será no dia 31 de agosto (quarta-feira), às 11 horas, na sala H-324B. Teremos transmissão ao vivo no Canal do PESC no YouTube clique aqui.

Anote na agenda, participe e ajude a divulgar.

 

Resumo:

Em quase todas as aplicações atuais, a programação de robôs consiste em definir como o sistema deve realizar uma tarefa. Esse método precisa de conhecimento detalhado do sistema, do ambiente, e da sintonização de políticas de controle. Por outro lado, novos paradigmas possibilitam a definição de tarefas por demonstração e aprendizagem (aprendizado por reforço).

Esse ano, Pieter Abbeel recebeu o ACM Prize in Computing por suas contribuições nessas duas áreas. Nesta palestra, darei uma introdução a aprendizado por reforço, destacando os avanços recentes, incluindo os do premiado.

 

Bio Resumida:

Wouter Caarls fez mestrado em Inteligência Artificial na Universidade de Amsterdam (2002), e doutorado em Ciências Aplicadas na Universidade de Delft (2008), ambas na Holanda. A sua tese de doutorado abrange arquiteturas de hardware e software para visão computacional, aplicada na robótica.

Depois, ele fez pós-doutorado no instutito Max Planck na Alemanhã (2010), na Universidade de Delft (2014), e na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no DCC (2016). Os últimos dois pós-docs a sua pesquisa foi focada em aprender políticas de controle para sistemas robóticas, por aprendizado por reforço.

Desde 2016, atua como professor do quadro principal do departamento de Engenharia Elétrica da PUC-RIO, onde faz ensino e pesquisa em vários aspectos de processamento de sinais, automação, e robótica.

 

Back

JSN_TPLFW_GOTO_TOP