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"Exploring Product Line Concepts in Video Games Building"
Diego Cardoso Borda Castro
Data: 11 de junho de 2025, quarta-feira
Horário: 9h30 (horário de Brasília)
Sala: H-319 Gab. 11
Sala virtual: meet.google.com/zes-zmij-wxe
Banca Examinadora:
Profa. Cláudia Maria Lima Werner - PESC/COPPE/UFRJ (Presidente da Banca e Orientadora)
Prof. Geraldo Bonorino Xexéo - PESC/COPPE/UFRJ
Prof. Esteban Walter Gonzalez Clua - UFF
Prof. Edson Alves de Oliveira Junior - UEM
Profa. Regina Maria Maciel Braga Villela - UFJF
Resumo:
Alguns alunos, com tempo reduzido de aula, desinteressaram-se completamente pelo conteúdo que está sendo ministrado. Esse fato pode ser consequência do método de ensino atual, que é amplamente focado no professor e nos materiais apresentados em slides. Considerando isso, um expressivo número de pesquisadores está desenvolvendo novas abordagens pedagógicas que destacam métodos ativos, tais como aprendizagem orientada por tarefas, utilização de vídeos e jogos. Entretanto, a criação de um video game abrange diversas fases e requer a colaboração de profissionais com habilidades variadas, configurando-se como uma tarefa desafiadora. Os jogos sérios, em especial os educacionais, constituem uma divisão dos jogos que vão além de sua finalidade recreativa, com o objetivo de promover a assimilação de conhecimentos para os estudantes. Diante dos desafios relacionados ao desenvolvimento, a maior parte dos Jogos Educacionais Digitais (JEDs) é elaborada com base em jogos já existentes, o que pode ser compreendido como Reutilização de Software (RS). A Linha de Produtos de Software (LPS) representa uma das áreas de destaque da RS, consistindo em uma abordagem que visa agrupar sistemas que compartilham um determinado conjunto de características semelhantes, como no caso de uma coleção de jogos. Através de revisões e entrevistas com especialistas, foi levantado que seriam necessárias várias LPSs para JEDs, dependendo do contexto em que o mesmo está inserido, demonstrando a complexidade de construção dessa LPS. Diante disso, essa tese visa apresentar um metamodelo de uma LPS para JEDs. A partir do metamodelo, uma instância foi criada com o intuito de generalizar o desenvolvimento de JEDs. Investigações por meio de questionários e de entrevistas foram realizadas para validar a instância, sendo demonstrada como uma solução promissora para o desenvolvimento de JEDs.