Seminário: Daniel Ratton Figueiredo
Quarta-feira, 05 Abril 2017, 11:00 - 13:00

O Ciclo de Seminários PESC continua com uma platesra do Daniel Ratton Figueiredo. O mesmo irá apresentar dois trabalhos recentes, mas bem distintos, que abordam problemas que se baseiam no reforço continuado (um deles recebeu o Prêmio de Melhor Artigo na ACM Sigmetrics 2016).

A palestra será bem acessível, e você ao menos vai ficar sabendo como funciona a urna de Pólya!

Além disso, Daniel estará comemorando 10 anos como professor do PESC, completados no início de março.

Programe-se, participe, e ajude na divulgação! Mais detalhes abaixo ou clicando aqui.

Palestrante:

Daniel Ratton Figueiredo, Professor Adjunto, PESC/COPPE/UFRJ

Título:

Urnas de Pólya, a Luta do mais Hábil, e o Surgimento de Caminhos Mínimos por Passeios Aleatórios

Dia/horário/local:

Quarta, 5 de abril, 11h, sala H-324B

Muitos processos observados empiricamente exibem alguma forma de "vantagem cumulativa", a noção de que recursos acumulados facilitam o acúmulo de mais recursos. O número de citações um artigo, o número de vezes que uma palavra é usada, ou o grau de entrada de uma página web são exemplos de dinâmicas competitivas influenciadas por vantagem cumulativa. O mais antigo e mais simples modelo matemático que encorpora este princípio é a urna de Pólya, que encontra aplicações em muitos problemas.

Nesta palestra iremos apresentar dois problemas distintos que se apoiam em urnas de Pólya. O primeiro é a caracterização da duração e intensidade de uma competição quando dois agentes com habilidades diferentes se enfrentam em um contexto onde a vantagem cumulativa é não-linear. Nossos resultados ilustram a difícil "luta do mais hábil" que apesar de vencer toda competição (quando vantagem cumulativa é linear ou sub-linear), pode ter que persistir por muito tempo (distribuição em lei de potência).

O segundo problema é o surgimento de caminhos mínimos através de passeios aleatórios enviesados que reforçam as arestas. Apesar de aleatórios, uma sequência de passeios ao colocarem pesos nas arestas por onde passam garantem que futuros passeios irão tomar caminhos mínimos com alta probabilidade. Iremos mostrar que esta propriedade é extremamente robusta, sendo independente da estrutura da rede, função de reforço, e valores iniciais dos pesos nas arestas.

Short bio:

Daniel Ratton Figueiredo possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Massachusetts Amherst (UMass) obtidos em 2005, mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) obtido em 1999, e bacharelado cum laude em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obtido em 1996. Trabalhou como pesquisador (post-doc) na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), Suíça, entre 2005 e 2007. Em 2007 ingressou na COPPE/UFRJ como Professor Adjunto no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC). Desde 2009 recebe bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível PQ-2) e desde 2010 recebe bolsa do programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Em 2012 realizou um pós-doutorado na Universidade de Massachusetts Amherst (UMass) com doze meses de duração. Seus principais interesses estão na área de Redes Complexas, em particular, modelagem matemática de sistemas dinâmicos e aplicações na Internet e redes sociais.