Seminário: Felipe Müller (UFSM)
Quarta-feira, 04 Outubro 2017, 10:30 - 12:00

Nosso seminário de outubro já está marcado para o dia 04/10, e será um super complemento para a nossa Semana PESC (02 a 06/10). Receberemos o professor Felipe Müller, ex-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria e atual Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), que apresentará um panorama sobre a Pesquisa Operacional no Brasil.

O seminário começará às 10:30, e não 11h como de costume, por causa da Semana PESC que iniciará pontualmente às 12h.

Seminário imperdível!

Por favor ajude na divulgação! Mais detalhes abaixo ou clicando aqui.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Palestrante:

Felipe Martins Müller, Professor Titular da UFSM

Título:

A Pesquisa Operacional no Brasil

Dia/horário/local:

Quarta, 04 de outubro, 10:30h, sala H-324B

Como presidente da SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (PO)), entidade que completa 50 anos em 2018, faremos uma retrospectiva da pesquisa operacional no Brasil, apontando para perspectivas da sociedade de PO, dos periódicos nacionais da área e seu qualis, e do 50º Simpósio brasileiro de pesquisa operacional (SBPO), abrindo espaço para discussões na área.

Bio resumida:

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Fez um estágio Doutoral no Centre de Recherche sur les Transports- CRT em Montreal - Canadá (1991-1992). Realizou um estágio Pós-Doutoral no Computational Intelligence Centre da De Montfort University - Leicester - UK (2014-2015). Foi Reitor da UFSM (2009-2013), Vice-Reitor da UFSM (2005-2009), Diretor do Centro de Tecnologia (2003-2005) e Vice-Diretor do Centro de Tecnologia (1999-2003). Atualmente orienta no PPGA, PPGEP e PPGI da UFSM. É professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Computação Aplicada do Centro de Tecnologia. Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (2017-). Sommelier Profissional (ABS-Sp). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, heurísticas e meta-heurísticas, matheuristics, problemas de sequenciamento, scheduling e busca tabu.