Seminário PESC: Jayme Szwarcfiter
Quarta-feira, 08 Novembro 2017, 11:00 - 13:00

O seminário PESC de novembro já está marcado. Teremos a honra de ter o professor Jayme como palestrante.

Programe-se, participe e ajude na divulgação! Mais detalhes abaixo ou clicando aqui.

------------------------

Palestrante:

Prof. Jayme Szwarcfiter

Título:

Complexidade de Algoritmos: Os Limites da Máquina e do Ser Humano

Dia/horário/local:

Quarta, 08 de novembro, 11h, sala H-324B

Nesta palestra será realizado um breve histórico da evolução dos algoritmos, através dos tempos, com foco a partir do advento do computador. Ênfase especial será dada à eficiência dos algoritmos, avaliada em termos de tempo e espaço necessários para a sua execução. Serão apresentados problemas cujos algoritmos necessitam de tempo arbitrariamente crescentes, iniciando por questões simples, e culminando com a formulação de problemas indecidíveis, que não admitem algoritmos para resolvê-los. Estes representam um limite para o poder da máquina e para o próprio ser humano. A apresentação será informal, não exigindo conhecimento prévio sobre o tema.

Bio resumida:

Jayme obteve a sua graduação, em 1967, pela Escola de Engenharia, Universidade do Brasil (atual UFRJ), mestrado pela COPPE-Sistemas, em 1971, e doutorado pela University of Newcastle upon Tyne, em 1975, Inglaterra. Realizou pós-doutorados na University of California, Berkeley, EUA, 1979-80, University of Cambridge, Inglaterra, 1984-85, e Université de Paris-XI, França, 1991-92. É docente da UFRJ, desde 1968, vinculado ao Instituto de Matemática. à COPPE, e ao NCE. Atualmente, é pesquisador visitante do IME-UERJ. Recebeu diversos prêmios e distinções, entre os quais: Professor Emérito, UFRJ; Membro da Academia Brasileira de Ciências; Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia, CNPq; Grã-Cruz e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, MCTI; Prêmio de Mérito Acadêmico, COPPE; Prêmio de Mérito Científico, SBC; Professor Honorário, Universidad de Buenos Aires, Argentina; Prêmio Louis Leloir, MCTIP, Argentina.