Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Search
Pesquisar
Download como arquivo ICAL
V Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe (SHIALC)
Domingo, 13 Maio 2018

Rio de Janeiro, 7 a 9 de novembro de 2018, associado ao Scientiarum Historia XI

 

Chamada para Trabalhos

 

Temos a honra de anunciar a realização do V Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe (SHIALC) na cidade do Rio de Janeiro, entre 7 e 9 de novembro de 2018, em associação ao Congresso Scientiarum Historia XI do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ).

Com o objetivo de realizar um evento o mais representativo possível do campo da história da informática na América Latina e no Caribe, compartilhamos esta Chamada para Trabalhos e solicitamos ampla divulgação em suas respectivas redes acadêmicas.

Apresentamos a seguir um histórico do SHIALC e o formato de organização da próxima edição, acordado no âmbito de um Comitê Organizador Ampliado formado por acadêmicos da região, e nos colocamos ao dispor para maiores esclarecimentos.

 

I Introdução

Até meados dos anos 2000 a bibliografia sobre a história da ciência da computação/informática na América Latina era escassa. Uma pesquisa do primeiro período da revista de história da ciência Quipu (1984-2000), por exemplo, resultou em apenas dois artigos sobre tal temática. Embora se possa reconhecer exceções a esta constatação em alguns países, como o material produzido no Brasil dedicado à reflexão sobre a Política Nacional de Informática desenvolvida em meados da década de 1970 e nos anos 1980, é certo afirmar que tal produção acadêmica carecia, até então, de um espaço de reflexão conjunta e sistemática que reunisse pesquisadores do continente interessados em desenvolver e fortalecer este campo.

Em 2007, o projeto SAMCA (Salvando a Memoria da Computação Argentina) surgiu na Universidade de Rio Cuarto (UNRC), Argentina. No ano seguinte, a SAMCA propôs uma mesa de trabalhos sobre História da Informática na programação do congresso "Ciências, Tecnologias e Culturas na América Latina e no Caribe" (USACH - Santiago de Chile).

Uma divulgação quase aleatória conseguiu angariar a presença de 15 pesquisadores de 5 países que apresentaram 22 artigos. De lá, emergiu a iniciativa de criar uma rede de trabalho e de compilar um livro com as pesquisas apresentadas. Ambos os objetivos começaram a ser alcançados em 2009. Naquele ano, foi combinado com a direção do Centro Latino Americano de Estudios en Informatica (CLEI) a realização de um evento associado à conferência da CLEI que foi intitulado Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe (SHIALC).

Desde 2010, quatro edições do SHIALC foram realizadas, nas cidades de Valparaíso (2016), Montevidéu (2014), Medellín (2012) e Assunção (2010), com 67 artigos aprovados, originários de 8 países (Argentina [21], Brasil [29], Chile [7], Colômbia (1), Costa Rica [5], República Dominicana [1], Uruguai [2], Venezuela [1]), embora mais de 70% tenham sido produzidos no Brasil e na Argentina. Uma seleção dos primeiros artigos apresentados no SHIALC foi publicada em 2015, sob o título Historias de las TIC en América Latina y el Caribe: inicios, desarrollos y rupturas1.

Como evento interdisciplinar, o SHIALC vem se destacando não somente como espaço para o fortalecimento de uma comunidade de historiadores da informática latino-americanos e caribenhos, mas também como espaço aberto a contribuições das mais diversas áreas do conhecimento e de práticas profissionais dedicadas também à pesquisa sobre as relações entre informática e política, economia, trabalho, universidade, educação, mudança social, negócios, meio ambiente, políticas públicas, ciência e tecnologia, cultura, artes e humanidades. Uma prova desta abertura pode ser verificada nas chamadas de trabalho das diversas edições, focadas não somente em artigos científicos, mas também em testemunhos e na publicação de materiais que pudessem constituir uma espécie de acervo da experiência dos diversos países do continente com a informática.

Na última edição do SHIALC, realizada em Valparaíso (Chile) no ano de 2016, foi deliberado, em plenária que reuniu todos os participantes, que a edição de 2018 do SHIALC seria realizada no Brasil, buscando-se uma maior aproximação com eventos do campo da história da ciência e da tecnologia e também tendo como diretriz a escolha de uma cidade sede acessível, que facilitasse a vinda de pesquisadores de todo o continente.

Como coordenadores gerais do V SHIALC, temos o prazer de anunciar que a próxima edição do evento será realizada entre os dias 7 e 9 de novembro de 2018 na cidade do Rio de Janeiro em associação com o Scientiarum Historia - Congresso de História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia, organizado pelo Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE)2 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Como espaço privilegiado para a reflexão no campo da história das ciências e das técnicas e da epistemologia, chegando a sua 11a edição em 2018, o Scientiarum certamente aproximará nossa comunidade do objetivo de estreitar vínculos com pesquisadores deste campo, reforçando o caráter inter e multidisciplinar que lhe é característico. A associação ao Scientiarum permitirá, ainda, a oportunidade de realizar o SHIALC em um espaço cuja história se confunde com a da própria história da informática no Brasil, a saber, o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ, uma das sedes do HCTE.

 

II Formato do evento

O V SHIALC será organizado em torno dos seguintes eixos/diretrizes:

 

a) Tema central:

"Trajetórias da informática na América Latina e Caribe: autonomias, (in)dependências e muitas outras histórias".

 

b) Proposta (não exaustiva) de tópicos para a apresentação de artigos, pôsteres e depoimentos:

    Os primórdios da informática na ALC;

    As vinculações dos primórdios da informática na ALC com a matemática e os primórdios da eletrônica digital;

    A visão dos usos do computador nos seus primórdios e o processo de integração na academia, no Estado e nos setores produtivos;

    O desenvolvimento da computação acadêmica e das carreiras de técnicos, graduados e pós-graduados;

    O desenvolvimento da pesquisa em informática: seus grupos, suas instituições de pesquisa e sua produção;

    O desenvolvimento da informática em instituições e empresas públicas e privadas;

    A colaboração e cooperação na ALC. Projetos regionais e internacionais;

    Políticas nacionais de informática (PNI). Impactos das presenças e ausências de políticas de estado no desenvolvimento nacional da informática;

    O desenvolvimento das comunicações na ALC e seus vínculos históricos, políticos e sociais;

    Informática, cultura e artes na ALC;

    O pensamento latinoamericano sobre ciência e tecnologia e suas contribuições para os projetos de informática nacionais e regionais;

    A constituição de redes acadêmicas e sua influência;

    A evolução da Internet e a participação de instituições da ALC neste processo;

    A questão das culturas locais dos países da ALC frente ao mundo globalizado das TICs;

    Os projetos de desenvolvimento em informática e as biografias de seus principais personagens;

    A existência, preservação e socialização do patrimônio constituído pelos artefatos, informações de imprensa, documentos e tecnologias usados nos diferentes momentos da História da Informática na ALC;

    A questão das línguas e culturas locais dos países da ALC que enfrentam o mundo globalizado das TIC;

    Gênero, relações étnico-raciais e TICs na ALC;

    Segurança e privacidade nos ambientes virtuais da ALC;

    Neutralidade de rede, governança e a relação entre TICs e Estados da ALC;

    Criptomoedas e sistemas de empreendedorismo digital;

    A interseção entre a informática e outras áreas (saúde, química, física, economia, meio ambiente, matemática, etc.) na ALC;

    Experiências de desenvolvimento de inteligência artificial na ALC.

 

c) Formas de contribuição:

Poderão ser submetidas contribuições em três categorias:

    Trabalhos de Pesquisa;

        Os "Trabalhos de pesquisa" devem apresentar resultados de pesquisa originais ou relatórios de experiências relevantes.

    Testemunhos:

        Os "Testemunhos" devem ser trabalhos que apresentam a experiência pessoal ou coletiva de testemunhas diretas de um evento ou experiência relevante para a História da Informática na América Latina e no Caribe.

    Pôsteres/painéis.

 

Os Trabalhos de Pesquisa e os Testemunhos serão apresentados em sessões orais com até 4 apresentações de 30 min por turno, sendo vinte minutos de apresentação e dez para perguntas. Após as quatro apresentações o mediador fará um comentário de até 10 minutos sobre os trabalhos apresentados e haverá mais 20 minutos para debate acerca do conjunto das exposições da sessão.

A modalidade de apresentação Pôsteres/Painéis, além de prever a exposição dos materiais, poderá ser organizada em pequenas sessões orais coletivas visando a partilha das pesquisas.

 

d) Mesas temáticas:

    Mesa relacionada ao tema do simpósio (Convidados a definir);

    Mesa sobre a presença e o lugar das humanidades nos cursos de formação na área de computação, tais como engenharia de computação, ciência da computação, sistemas de informação, etc. (Convidados a definir);

    Mesas adicionais a serem planejadas a partir das temáticas dos Trabalhos de Pesquisa, Testemunhos e Pôsteres/Painéis submetidos (a definir e a depender da infraestrutura da organização).

 

e) Realização de plenária de encerramento, para balanço e avaliação do evento e deliberações sobre o SHIALC 2020;

 

f) Organização de café ou almoço coletivo, como espaço mais informal e menos formatado de troca de experiências;

 

g) Informações sobre a submissão de Trabalhos de Pesquisa e Testemunhos:

    Para submissão de Trabalhos de Pesquisa e Testemunhos, os/as autores/as interessados devem enviar um resumo estendido, escrito em espanhol, português ou inglês e máximo de 1000 palavras, até 13 de maio de 2018, em formato PDF, para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo título, nome dos/as autores/as, filiação institucional e e-mail.

    Os/as autores/as que tiverem os resumos aprovados devem submeter uma versão completa de seus trabalhos até o dia 16 de setembro de 2018, com no máximo 15 páginas, incluindo figuras, referências bibliográficas e um resumo de até 150 palavras na língua do trabalho e em inglês.

 

h) Informações sobre a submissão de Pôsteres/painéis:

    Para a submissão de Pôsteres/painéis, os/as autores/as interessados devem enviar um resumo estendido, escrito em espanhol, português ou inglês e máximo de 1000 palavras, até 13 de maio de 2018, em formato PDF, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo título, nome dos/as autores/as, filiação institucional e e-mail.

    Os/as autores/as que tiverem os resumos aprovados devem submeter uma versão completa de seus trabalhos até o dia 16 de setembro de 2018, com no máximo 6 páginas, incluindo figuras, referências bibliográficas e um resumo de até 150 palavras na língua do trabalho e em inglês.

 

i) Orientações para formatação dos Trabalhos de Pesquisa, Testemunhos e Pôsteres/painéis:

As versões completas relacionadas aos Trabalhos de Pesquisa, Testemunhos e Pôsteres/painéis devem estar em conformidade com as seguintes orientações de formatação:

    Tamanho A4, editor de texto Word ou LibreOffice Writer, margens: esq. e sup. = 3,0 cm, dir. e inf. = 2,0 cm, fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5.

    Título, nome dos/as autores/as, filiação institucional e e-mail (alinhados à esquerda);

    Palavras-chave mínimo de três palavras-chave, no idioma do trabalho e em inglês

    Referências bibliográficas no corpo do texto (indicação do sobrenome em caixa alta) e ao final (referências por ordem alfabética, completas, observadas as normas da ABNT: NBR-6023).

    Notas ao final de cada página;

 

A elaboração dos Pôsteres/Painéis é de responsabilidade de seus/suas respectivos/as autores/as e devem estar em conformidade com as orientações de formatação:

    Dimensões: 0,90 cm de largura por 1,0 m de altura

    Acabamento com bastão e corda (para pendurar).

 

j) Datas importantes:

    Resumo estendido (1000 palavras) - 13/05/18

    Período de avaliação - 13/05 a 16/06/18

    Divulgação dos trabalhos aprovados - 17/06/18

    Texto completo – 16/09/18

    Inscrição e valores – a definir em breve

    Período de realização do V SHIALC – 07/11 a 09/11/2018

 

III Contato e divulgação

    Página oficial: www.shialc.org

    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

1 Disponível gratuitamente no endereço: .

 

2 Para maiores detalhes sobre o HCTE, consultar seu website, disponível em: .

Voltar

Topo