Seminário: Gustavo Pfeiffer (Univ. de Tóquio)
Quarta-feira, 06 Fevereiro 2019, 11:00 - 13:00

Nesta quarta (dia 6/2) teremos a visita do nosso ex-aluno (ECI e Mestrado), Gustavo Pfeiffer, que está terminando seu doutorado na renomada Universidade de Tóquio, no Japão. Ele vai proferir uma palestra sobre um de seus recentes trabalhos, relacionado a métodos de Monte Carlo eficientes, com aplicações em problemas de otimização que surgem em aprendizado de máquina e visão computacional.

Será um excelente prelúdio para o início do Ciclo de Seminários PESC 2019, que recomeça em março. Programe-se, participe e ajude na divulgação (mais detalhes abaixo).

Palestrante:

Gustavo Pfeiffer, Doutorando em Engenharia de Comunicação e Informação, Universidade de Tóquio

Título:

Métodos de otimização estocástica para problemas de mínimos quadrados envolvendo integração de Monte Carlo

Dia/horário/local:

6 de fevereiro (quarta), 11h, sala H-324B

Métodos de Monte Carlo são utilizados em diversas áreas da ciência e tecnologia --- desde física quântica à computação gráfica --- para aproximar integrais de alta dimensionalidade ou grandes somatórios que não podem ser calculados exaustivamente em tempo hábil. Nesta palestra, discutimos métodos para resolver problemas inversos, via mínimos quadrados, cujo problema direto é aproximado por Monte Carlo. Neste caso, métodos de otimização estocástica como o gradiente descendente estocástico (SGD) são tipicamente utilizados, mas observamos que a categoria de problemas em que estamos interessados possui propriedades que nos permitem propor métodos mais eficientes do que as alternativas de propósito-geral existentes. Comparamos então o desempenho de diferentes métodos e estratégias no campo teórico, experimentalmente em problemas controlados, e em duas aplicações de problemas inversos em Computação Gráfica envolvendo estimação de parâmetros de aparência sob iluminação global.

Biografia resumida:

Gustavo Pfeiffer é formado em Engenharia de Computação e Informação pela POLI/UFRJ, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e atualmente cursa o doutorado em Engenharia de Comunicação e Informação pela Universidade de Tóquio. Seu principal interesse de pesquisa são problemas inversos em Computação Gráfica e atualmente se concentra em métodos de otimização estocástica para resolvê-los.