Seminário PESC: Prof. Alvaro Coutinho (UFRJ)
Quarta-feira, 06 Julho 2022, 11:00 - 13:00

"Se  você não pode medir, você não sabe o que é! As contribuições de Jack Dongarra para a área de supercomputação" é o título do Seminário que o Prof. Alvaro Coutinho -  Professor Titular, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - apresentará no PESC.

Veja mais informações abaixo.

Moderador:
Fernando Rochinha, Professor Titular, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Data e local:
6 de julho (quarta), 11h, Sala H-324B

Transmissão ao vivo no canal do PESC no YouTube veja clicando aqui.

Nesta palestra iremos rever as principais contribuições de Jack Dongarra, que recebeu o ACM Turing Award 2021. A premiação ACM Turing ao Prof. Dongarra decorre de suas contribuições para que os softwares acompanhem o desenvolvimento do hardware dos computadores mais potentes do mundo. No começo dos anos 90, o Prof. Dongarra e colaboradores, desenvolveram o Linpack (pacote de álgebra linear), e propuseram um teste que mede a capacidade de cálculo de um supercomputador. Este teste se tornou a forma principal de comparar as máquinas mais poderosas do mundo, indicando o que elas podem fazer e ajudando a compreender como elas podem evoluir. Além disso, suas contribuições se tornaram decisivas na simulação de problemas complexos em ciência, engenharia e aprendizado de máquina. Vamos relembrar também a trajetória da COPPE nesta área.

Biografia resumida
Prof. Alvaro L. G. A. Coutinho, pesquisador CNPq 1A, Cientista do Nosso Estado FAPERJ, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado (1984) e doutorado (1987) em Engenharia Civil pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). Professor visitante no Oden Institute for Computational Engineering and Sciences, the University of Texas at Austin, USA (2004). Professor Titular (2001), Diretor Financeiro (2006-2008), Diretor Adjunto de Tecnologia e Inovação (2004-2008) da COPPE/UFRJ, onde atualmente coordena a Área Interdisciplinar de Engenharia e Ciência Computacional, dirige o Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho, e coordena a Rede Temática em Inteligência Artificial para Energias Renováveis e Mudanças Climáticas. É membro de corpo editorial da Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering, Int J for Numerical Methods in Fluids, Int J for Numerical Methods in Engineering, e Editor Associado da Revista Internacional de Métodos Numéricos para Cálculo y Diseño en Ingeniería. É consultor da Fundação COPPETEC e Membro do Comitê Executivo da International Association for Computational Mechanics. Recebeu o IBM Faculty Award em 2001, o Prêmio COPPE de Mérito Acadêmico em 2007, e é Fellow da International Association of Computational Mechanics (2012). Em 2015 recebeu o Prêmio InRio Personalidades do Ano da Assespro RJ.