Seminário: Claudio Miceli de Farias (PESC)
Quarta-feira, 12 Julho 2023, 10:00 - 12:00

Seminário: Conectando os Pontos - A Contribuição de Robert Metcalfe Para a Computação

Palestrante: Claudio Miceli de Farias

Moderador: Daniel Ratton Figueiredo

Dia 12/07 (quarta-feira), 10 horas, Sala H-324B.
Transmissão pelo Canal do PESC no Youtube.

Abstract:
Nessa palestra homenagearemos a contribuição do vencedor do prêmio turing de 2022 - Robert Metcalfe. Falaremos sobre o protocolo Ethernet e como é uma das pedras fundamentais que permite o funcionamento não somente da internet mas de diversos sistemas distribuídos.

Short Bio:
O professor Claudio Miceli de Farias fez graduação em Ciência da Computação (2008), mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação (PESC-COPPE-UFRJ) e no Instituto Tércio Pacitti de Pesquisas e Aplicações Computacionais da UFRJ. Os principais temas de interesse do professor são cidades inteligentes, Internet das Coisas, Fusão de dados e Segurança.