A área de Telecomunicações sofreu profundas mudanças nos últimos anos, que vêm afetando não só o Brasil como o mundo todo. A primeira delas é a mudança da característica primordial do serviço de telecomunicações que deixou de ser considerado como infraestrutura básica para ser considerado um negócio. Essa mudança de conceito teve um forte impacto na economia e na sociedade, com um grande número de novas empresas se lançando no negócio, transformando a área de telecomunicações em importante setor da economia mundial. A segunda mudança foi a velocidade do avanço tecnológico, certamente motivado pelas oportunidades comerciais, e pela grande aceitação desses avanços pela sociedade.

A tecnologia celular, por exemplo, tem avançado a uma velocidade que era muito difícil de ser prevista mesmo há cinco anos atrás.

O desenvolvimento de novos produtos, em sua maioria dependentes de novas técnicas referentes as camadas físicas como codificação, modulação e tratamento de informação, e de sistemas distribuídos e desenvolvimento de software, implementados sobre redes com protocolos IP, tem ocorrido também a velocidades antes inimagináveis.

Em consonância com a sua posição de destaque e pioneirismo na engenharia nacional e constante interação com a indústria brasileira, a COPPE está implantando cursos de mestrado e doutorado na área de Telecomunicações. Estes cursos têm como objetivo formar recursos humanos que permitam a engenharia nacional participar dos avanços tecnológicos neste setor e, também, realizar pesquisas cujos resultados tenham impacto a nível internacional.

Uma particularidade que diferencia os cursos de Telecomunicações da COPPE é a integração da componente tecnológica com a vertente de negócios, característica marcante do novo setor de Telecomunicações.

Em resumo, os alunos matriculados nesta área estarão participando de um programa extremamente moderno e com a habitual alta qualidade COPPE.

Infra-Estrutura

Os alunos podem usufruir das facilidades de uso comum da COPPE, a Biblioteca do Centro de Tecnologia e as facilidades dos três programas envolvidos na administração desta área interdisciplinar, Programa de Engenharia Elétrica, Programa de Engenharia de Sistemas e Programa de Engenharia de Produção. Entre os laboratórios disponíveis nestes programas podem ser citados os laboratórios de Redes de Alta Velocidade, Informática e Processamento de Sinais, Fala e Imagens. Os cursos oferecem para seus alunos gabinetes para as suas pesquisas e infra-estrutura de informática, com a utilização de microcomputadores e processamento de alto desempenho.

Áreas de Concentração

• Codificação de voz e imagens
  • Redes de Acesso, incluindo Sistemas Móveis
  • Redes de Alta Velocidade