O Professor Don Towsley esteve no PESC através de um projeto de cooperação MCTIC-RNP/NSF e MCTIC-Fapesp onde participam os professores Rosa e Edmundo (ambos do PESC), Daniel Menasche (DCC/UFRJ) e Antonio Abelem (UFPA). Como muitos já devem saber o Prof. Towsley coopera conosco há mais de 15 anos, e foi orientador dos nossos ex-alunos, hoje professores da UFRJ, Daniel Sadoc Menasche e Daniel Ratton Figueiredo, além dos nossos ex-alunos Fabricio Murray (UFMG) e Bruno Felisberto Ribeiro (Purdue).

O Prof. Towsley é um dos mais renomados pesquisadores em Ciência da Computação atualmente. É membro Correspondente da nossa Academia Brasileira de Ciências. Como em todos os anos ele deuuma palestra.

Em meio ao cinquentenário da internet, o professor Don Towsley apresentou, ao público que lotou o auditório da Coppe, o panorama e os desafios da Internet quântica, uma das fronteiras do conhecimento, que receberá investimentos bilionários na próxima década.

Potencialmente capaz de processar um volume maior de informações, em menos tempo, a partir de uma memória menor e com maior segurança na criptografia, a computação quântica é uma área prioritária de pesquisa e desenvolvimento para China, Estados Unidos e União Europeia.

“A computação quântica é uma tecnologia para o futuro, mas ainda há ceticismo. As redes quânticas seriam mais complexas do que as convencionais, ainda há desafios tecnológicos a serem superados”, ponderou Towsley, em cuja opinião, em um período de cinco a dez anos já haverá aplicações mais práticas da tecnologia, ainda que em caráter experimental.

Saiba mais no Planeta Coppe Notícias clicando aqui.