O professor Guilherme Horta Travassos (PESC), apresentou na última quinta-feira, 6 de fevereiro, o Centro de Excelência em Transformação Digital e Inteligência Artificial do estado do Rio de Janeiro (Hub.Rio). Liderada pela Coppe e pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituições que abrigam os mais potentes computadores de alto desempenho do País, a iniciativa articulará ações das principais instituições fluminenses, como UFRJ, UFF, PUC-Rio, Faperj, Fiocruz, dentre outras. O evento realizado no Parque Tecnológico da UFRJ, que sediará o Hub.Rio, contou com a presença de docentes, pesquisadores e dirigentes de diversas instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e empresas sediadas no Rio.

O objetivo do Hub.Rio é reunir comunidade científica, técnica e empresarial do Rio de Janeiro para enfrentar desafios tecnológicos que envolvam transformação digital e inteligência artificial em várias áreas como: saúde; energias renováveis e mudanças climáticas; óleo e gás; indústria 4.0; educação; agronegócio; cidades inteligentes; segurança pública e cibernética; administração pública; comércio eletrônico, comunicações, turismo, jogos, e entretenimento, entre outras.

Guilherme destacou que o estado do Rio de Janeiro reúne os elementos necessários para seguir o exemplo de outras localidades no mundo que construíram sólidos ecossistemas de inovação tecnológica. “As cidades que criaram hubs de inovação bem-sucedidos contavam com fatores críticos de sucesso: instituições educacionais fortes; empresas pioneiras, líderes; investidores que apoiam a inovação; tradição e relevância histórica. O Rio de Janeiro reúne todos esses fatores de sucesso”, ressaltou o professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe.

Saiba mais no Planeta Coppe Notícias.

Topo