O Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ comunica com tristeza o falecimento de sua Professora (aposentada) Sueli Bandeira Teixeira Mendes (UFRJ), ocorrido em 16 de janeiro do ano corrente e transmite seus mais sinceros sentimentos à família da Profa. Sueli Mendes.

A Profa. Sueli Mendes foi uma pioneira na Computação no Brasil, com doutorado em Lógica pela Stanford University (EUA) em 1970, com forte atuação em Inteligência Artificial, especialmente em Processamento em Linguagem Natural.

Na UFRJ, após passagem pela PUC-Rio, a Profa. Sueli Mendes atuou nos cursos de pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE e de Ciência da Computação do Instituto de Matemática da UFRJ. Após sua aposentadoria, ocorrida em 1995, continuou contribuindo com a evolução da computação com atuação no PPGI/UFRJ e UERJ.

Dentre as diversas ações de destaque, sua participação na criação da Sociedade Brasileira de Computação deve ser enaltecida, sendo que o endereço de seu apartamento foi utilizado para firmar a ata de criação da SBC. Sua atuação foi fundamental para a efetiva implantação da Sociedade Brasileira de Computação.

A Profa. Sueli Mendes participou de vários projetos estratégicos no Brasil, publicou diversos trabalhos científicos e formou vários mestres e doutores, hoje em posição de destaque na área no Brasil e no exterior.

Seu legado evidencia a importância de suas inúmeras realizações e nos permite observar a grandeza de sua contribuição para a Ciência da Computação.

Publicado em 19/01/2020.