O Instituto de Computação - Unicamp convida a todos para discutir Ciência de Dados com Transparência em uma palestra pela Profa. Marta Mattoso (PESC).

Palestra: Ciência de Dados com Transparência - o Papel dos Dados de Proveniência

Ciência de Dados parte do processamento analítico de dados para gerar conhecimento ou perspectivas sobre os dados de modo a auxiliar a tomada de decisões. Várias iniciativas têm sido realizadas no sentido de dar transparência às recomendações, baseadas em algoritmos, para ações e decisões, mas são vários os desafios. Essa apresentação discute sobre o uso de coleta automática de dados de proveniência junto aos processos e sistemas envolvidos na Ciência de Dados. A proveniência, ao apresentar a descrição do caminho que levou ao resultado conclusivo, complementa explicações, interpretações, contribuindo para a transparência dos dados e dos processos da Ciência de Dados.

Marta Mattoso é Professora Titular da COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seus temas de interesse em Ciência de Dados incluem aspectos de gerência de dados em grandes quantidades. Dentre os interesses estão os dados de proveniência para apoiar análises de humanos durante a execução paralela de muitas tarefas de computação em ambientes de alto desempenho.

Será 17/09 (6a. feira) às 14h. Veja no Youtube clicando aqui.