A Rede-Rio/Faperj celebrou seus 30 anos, durante evento comemorativo realizado, dia 2 de junho, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Coordenador geral da implantação e coordenador técnico-científico da Rede-Rio desde o início, o professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, Luís Felipe Magalhães de Moraes, ressalta que cerca de 140 instituições ligadas à Ciência e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro, incluindo quatro universidades federais, estão ligadas a Rede, que cumpre esse papel fundamental de agregar a todos. Entre os que contribuíram para sua implantação estão os também professores da Coppe, Edmundo de Souza e Silva, Nelson Maculan e Zieli Dutra, além do diretor-executivo da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino, na época diretor-presidente da Faperj.

Considerada o ponto de partida para a entrada do Rio na Internet, a Rede-Rio, inaugurada em 22/05/1992 (foto), foi uma das primeiras redes de acesso à internet no Brasil voltada para atender e interconectar centros de pesquisa, instituições de ensino, como as universidades, além de órgãos públicos. No início, a Rede-Rio tinha como pontos principais a UFRJ, a PUC-Rio e o LNCC, além de oito instituições conectadas como nós da rede, e um ponto inicial da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). De acordo com Luís Felipe, todas as suas linhas de comunicação permitiam transmissão de dados a 64 Kbits/s, uma velocidade que era considerada alta na época. Atualmente, a taxa de transmissão de dados entre os pontos principais varia de 1 a 10 Gbit/s.

Veja a gravação do evento clicando aqui.

Saiba mais sobre a implantação da Rede-Rio, em que professores do PESC tiveram um papel muito importante, no Planeta Coppe Notícias clicando aqui.