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Publicações do PESC

Título
Uma Modelagem da Mobilidade Individual para Redes Móveis Ad Hoc
Linha de pesquisa
Redes de Computadores
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
17/12/2003
Resumo

Modelos de Mobilidade visam representar o comportamento de movimentação dos dispositivos móveis numa rede ad hoc. Esses modelos são usados na avaliação do desempenho de aplicações e sistemas de comunicação, permitindo analisar o impacto causado pela mobilidade no funcionamento dos mesmos. Dentro desse contexto, propõe-se nesse trabalho modelos de mobilidade individual para redes móveis ad hoc. Esses modelos foram baseados em processos markovianos e têm como objetivo representar uma maior liberdade de movimentação dos dispositivos móveis. Através dos modelos aqui propostos, permitem-se movimentos na mesma direção, em direções adjacentes, acelerações e intervalos de pausa no movimento, além de evitar mudanças bruscas de direção e paradas abruptas. Dessa forma, busca-se uma maior aproximação do movimento real dos usuários num ambiente urbano e em rodovias. Os modelos propostos são descritos analiticamente através de cadeias de Markov e são apresentadas comparações, feitas através de simulação, entre os Modelos Propostos, o Modelo Waypoint e o Modelo Markoviano de Percurso Aleatório. Por fim, esses modelos foram aplicados em cenários de redes móveis ad hoc, avaliando o impacto desses no desempenho dos protocolos de roteamento AODV, DSDV e DSR.

Abstract

Mobility Models try to represent the movement behavior of mobile devices in Mobile Ad Hoc Networks. These models are used in performance evaluation of applications and communication systems and, this way, they allow the analysis of the mobility impact. In this context, it is proposed in this thesis Individual Mobility Models for Mobile Ad Hoc Networks. These models were based in markovians process and intend to represent a wider movement ability of devices. Using the proposed models is possible to move in the same direction, in adjacent directions, to accelerate and to stop, besides avoiding sharp turns and sudden stops. This way, it is tried a representation closer to the real movement of the users in an urban enviroment and in roads. In the work, the proposed models are described analytically by Markov Chains and are presented comparisons, by using simulation, between the Proposed Models, the Waypoint Model and the Random Walk Markovian Model. These models were applied on the routing protocols AODV, DSDV and DSR, allowing the evaluation of the impact caused by the mobility models on those.

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