Informações:

Publicações do PESC

Título
Modelagem e Proposta para Predição de Mobilidade em Ambientes Fechados
Linha de pesquisa
Redes de Computadores
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
21/3/2006
Resumo

A grande utilização de aplicações em ambientes de redes sem o motiva o desenvolvimento de estudos para solucionar problemas inerentes à mobilidade. O estudo da mobilidade permite caracterizar e desenvolver soluções para problemas tais como latência em hando e garantia da qualidade de serviço. O presente trabalho tem o objetivo de propor um modelo para caracterização da mobilidade em ambientes fechados e uma metodologia de tratamento da predição de movimentação com a utilização do histórico de deslocamento e o valor de qualidade de sinal obtido pela interface de rede.
A proposta de metodologia de predição utiliza o valor de qualidade de sinal como um parâmetro adicional para efetuar a localização do dispositivo móvel. Para efetuar essa localização utiliza-se um modelo de propagação baseado em ray tracing que estima as atenuações de sinal decorrentes de reexões e refrações sofridas no ambiente.
Os resultados obtidos com o modelo de mobilidade proposto apresentam uma melhor caracterização dos padrões de movimentação existentes em cenários de ambientes fechados. As simulações realizadas com a proposta de metodologia de predição apresentam maior precisão para a estimativa de trajetória percorrida pelo dispositivo móvel.
 

Abstract

The widespread use of applications in wireless network environments motivates the development of studies to solve problems inherent to mobility. The mobility study allows to characterize and to develop solutions for problems such as the hando latency and the guarantee of the quality of service. The goal of this work is to propose a model for mobility characterization in indoor environments and a methodology for treatment of the movement prediction using the mobility historical and the signal quality received by the network card.
The proposed movement prediction methodology uses signal quality as an additional parameter to localize a mobile node. The localization system is based on ray tracing model that estimates signal reections and refractions on the environment.
The proposed mobility model results present a better movement patterns characterization in indoor environment scenarios. The simulations of proposed movement prediction methodology present a better estimate of mobile device trajectory.
 

Arquivo
Topo