Documentação Necessária
Toda documentação deve ser enviada online pelo sistema de inscrição.
Os documentos necessários para a inscrição estão relacionados a seguir.
- Para o Mestrado Acadêmico, um dos seguintes:
- Diploma de Graduação;
- Certidão de Colação de Grau;
- Certidão de Conclusão de Curso de Graduação;
- Caso formando, declaração da secretaria de ensino do curso de graduação informando que está matriculado nas disciplinas necessárias à conclusão de sua graduação até o início do período letivo para o qual está se candidatando.
- Para o Doutorado Acadêmico, Diploma de Graduação e um dos seguintes:
- Diploma de Mestrado;
- Ata de Defesa da Dissertação de Mestrado;
- Certidão de Conclusão de Curso de Mestrado;
- Caso formando, declaração da secretaria de ensino do curso de Mestrado informando o mesmo que irá defender sua dissertação até o início do período letivo para o qual está se candidatando.
- Histórico Escolar atualizado de todos os cursos de graduação e de pós-graduação anteriormente realizados ou em realização.
- Para brasileiro, os seguintes documentos:
- CPF;
- Carteira de Identidade (favor não inserir CNH);
- Título de Eleitor (apenas para candidatos com até 65 anos);
- Certificado de Reservista ou do Certificado de Dispensa de Incorporação (apenas para candidatos do sexo masculino).
- Para estrangeiro:
- Passaporte.
- Endereço (link) do Currículo Lattes do candidato, atualizado com todos os dados.
- Candidato para matrícula em Tempo Parcial com vínculo empregatício deve apresentar carta de concordância do empregador especificando a quantidade de horas semanais que serão dispensadas em função do curso, não sendo aceita declaração de flexibilização de carga horária.
- Candidato para matrícula em Tempo Integral com vínculo empregatício deve apresentar carta de liberação integral da empresa em que trabalha.
- Plano de Pesquisa, apenas para as Áreas de Concentração que utilizem o mesmo como critério de avaliação.
- Comprovação de proficiência em inglês, ver detalhes nesta página.
Todos os candidatos devem possuir Curriculum Lattes, disponível para preenchimento no endereço eletrônico http://lattes.cnpq.br.
Observações:
- Todos os documentos serão enviados através do sistema de inscrição.
- Os candidatos(as) selecionados(as) no processo seletivo do mestrado acadêmico deverão comprovar obrigatoriamente, para fins de matrícula, a conclusão do curso de graduação. A matrícula de um aluno formando com todas as disciplinas de seu curso de graduação concluídas pode ser mantida de forma condicional por um prazo não superior a 8 (oito) meses, estabelecido pela CPGP/COPPE.
- Os candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo do doutorado acadêmico deverão comprovar obrigatoriamente, para fins de matrícula, a conclusão do mestrado. A matrícula de um aluno só poderá ser efetivada após a defesa de sua dissertação de mestrado.