Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

LOGIN
divider

Bolsas

separator

O PESC oferece um número limitado de bolsas CAPES, CNPq e FAPERJ para o Mestrado e Doutorado. A solicitação de bolsa é realizada durante o processo de candidatura através do sistema de inscrição. Somente alunos em tempo integral podem receber bolsa. Alunos em tempo integral com vínculo empregatício devem atender as exigências específicas da agência de fomento e as normas da COPPE.

Para saber os valores das bolsas, acesse os seguintes links: CAPES / CNPq.


Fila de Espera:

Caso haja nova disponibilidade de bolsas, alunos em fila de espera só serão contemplados se manterem um bom rendimento acadêmico até o momento da concessão. Se até o final dos períodos especificados abaixo o aluno não for contemplado com uma bolsa, será removido da fila de espera e não haverá possibilidade de novo pedido (períodos sem disponibilidade de bolsa não serão contabilizados para esse fim).

mestrado: a fila de espera de bolsas para o mestrado é válida por dois períodos consecutivos a partir do ingresso do aluno.

doutorado: a fila de espera de bolsas para o doutorado é válida por três períodos consecutivos a partir do ingresso do aluno.


Estrangeiros:

Candidatos estrangeiros podem também pleitear bolsas por programas específicos, como PEC-PG ou TWAS-CNPq. Candidatos com bolsas de programas internacionais poderão efetuar a matrícula no ano seguinte, caso sejam aceitos.

Note que o processo de seleção do PESC não é diretamente vinculado a nenhum programa internacional, por isso é preciso passar pelo processo de seleção do PESC para obter uma carta de aceite (item requerido pelos programas internacionais).

Propomos o seguinte roteiro:

  1. escolher um programa internacional de bolsas, e observar o calendário proposto pelo programa;
  2. realizar a candidatura em um dos processos seletivos do PESC de forma que o resultado seja divulgado antes do prazo do programa de bolsas;
  3. caso seja aceito, requerer uma carta de aceitação do PESC;
  4. com a carta, entrar com o pedido da bolsa pelo programa internacional escolhido;
  5. caso seja contemplado com a bolsa, se inscrever no período correspondente ao início da bolsa, geralmente os programas de bolsa estão sincronizados para começar o curso em março (1º período).

separator