Seminário de Mestrado

Antes de qualquer procedimento relativo à Defesa de Mestrado deve ser realizado o Seminário de Mestrado, tendo o mesmo sido aprovado pelo orientador e homologado pela COPPE.

Veja os detalhes sobre este procedimento clicando aqui.

Defesa de Dissertação de Mestrado

A Defesa de Dissertação de Mestrado normalmente é feita com dois anos, sendo o prazo máximo de três anos (contados a partir do dia da matrícula no mestrado do PESC).

Defesas de Dissertação de Mestrado devem ser presenciais, porém defesas totalmente remotas ou híbridas estão autorizadas desde que justificadas e que sigam um roteiro específico.

1) Solicitação de banca

As bancas precisam ser solicitadas através de processo no SEI. Para abrir o processo de solicitação de banca, os seguintes formulários e documentos devem ser enviados à Secretaria Acadêmica do PESC (Guty - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) no mínimo 45 dias antes da data prevista para a defesa:

a) Requerimento de Banca de Dissertação de Mestrado, clique aqui para o formulário;

b) Formulário de Aprovação de Banca de Dissertação de Mestrado, clique aqui para este formulário;

c) Anuência do aluno com defesa remota ou híbrida, se for o caso, clique aqui para modelo;

d) Solicitação de defesa remota ou híbrida com justificativa, se for o caso, clique aqui para modelo; e

e) Documento de identidade (não pode ser CNH) e CPF.

2) Roteiro pré-defesa e retirada da ata

O(A) aluno(a) precisa seguir o roteiro pré-defesa (depositar a dissertação e enviar formulários) conforme exigido pelo setor de Registro da Coppe. O prazo mínimo é de 15 dias antes da data da defesa. Baixe os formulários e veja o procedimento do roteiro pré-defesa oficial da COPPE clicando aqui.

O presidente da banca deve solicitar a ata ao Registro da COPPE, com no mínimo 4 dias de antecedência da data da defesa, através de e-mail com as devidas informações, clique aqui para modelo.

O presidente da banca deve anunciar publicamente a defesa, enviando e-mail para a lista Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com no mínimo 4 dias de antecedência da data da defesa, clique aqui para modelo.

A defesa precisa ser pública e gravada em caso de ser remota ou híbrida. O vídeo da apresentação do(a) aluno(a) (sem arguição da banca) pode posteriormente ser disponibilizado no Canal do PESC no Youtube ou em outros meios digitais.

3) Entrega da ata e roteiro pós-defesa

Após a defesa, a ata deve ser preenchida (podendo ser feito eletronicamente, com um editor de pdf) e assinada pelo presidente da banca, pelo demais membros da banca e pelo(a) aluno(a). O presidente da banca deve assinar com “p/” para cada membro da banca remoto.

Além disso, no caso de defesa remota ou híbrida, cada membro da banca deve enviar um correio eletrônico ao presidente da banca confirmando o resultado da defesa, clique aqui para modelo, de preferência utilizando seu e-mail institucional. Essas mensagens devem ser anexadas ao final da ata, gerando um único documento (arquivo PDF). Este documento deve ser enviado ao setor de Registro da COPPE por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Caso a aprovação seja “com exigências” o aluno deve providenciar, no prazo estipulado, as exigências e submetê-las ao professor responsável que atestará se as mesmas foram atendidas.

Após a defesa e eventuais alterações, o aluno deve enviar os seguintes documentos para o responsável pela home-page do PESC (Roberto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), para publicação de sua dissertação no Portal do PESC:
a) Cópia da ata da defesa (pdf ou jpg, legível), em caso de exigências deve ser enviada também o documento atestando que as mesmas foram atendidas assinado pelo aluno e pelo professor responsável;
b) Versão final da dissertação completa após eventual revisão (arquivo pdf); e
c) Versão em texto do resumo e do abstract da dissertação (arquivo txt).

Após a publicação da dissertação no portal do PESC, o aluno deve solicitar a carta de cumprimento das exigências do PESC, enviando mensagem à Secretaria Acadêmica (Gutierrez - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

O aluno precisa também seguir o roteiro pós-defesa (entregar versão final da dissertação/tese e enviar formulários) conforme exigido pelo Setor de Registro da Coppe. O prazo máximo é de 30 dias após a defesa (para aprovação por unanimidade), ou o prazo estipulado para o cumprimento de exigências. Veja o procedimento e baixe os formulários do roteiro pós-defesa da COPPE clicando aqui.

Após o cumprimento do roteiro pós-defesa, o processo de defesa do aluno regressa ao PESC para ser homologado pelo mesmo, e depois seguir para a expedição do diploma. Nenhum processo adicional é necessário para a expedição do diploma.

Você pode imprimir este roteiro completo clicando aqui.

Atualizado em 17/10/2023.