Seminário: Profa. Aline Paes (IC/UFF) e Profa. Carolina Marcelino (IC/UFRJ)
Quarta-feira, 17 Abril 2024, 11:00 - 13:00

Trajetórias em Inteligência Artificial de duas premiadas Cientistas Mulheres do Estado do Rio de Janeiro egressas do PESC
Profa. Aline Paes (IC/UFF) e Profa. Carolina Marcelino (IC/UFRJ)

Profa. Aline Paes (IC/UFF) e Profa. Carolina Marcelino (IC/UFRJ)
Lattes Aline aqui e Lattes Carolina aqui
Moderadores Prof. Gerson Zaverucha e Prof. Carlos Eduardo Pedreira

Dia 17/04 (quarta-feira), 11 horas, Sala H-324B
Transmissão ao vivo no Canal do PESC no YouTube

Abstract:
A palestra abordará a jornada de duas cientistas que se destacam no campo da Inteligência Artificial do Estado do Rio de Janeiro, apontando o cenário e os desafios enfrentados por mulheres na área e como elas lidaram com esses desafios em suas carreiras. As cientistas discutirão seus projetos atuais, em particular os projetos aceitos no edital "Programa de Apoio à Jovem Cientista Mulher com vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro", enfatizando suas expectativas de como os projetos podem beneficiar a sociedade. A conversa também enfocará a importância da diversidade na tecnologia, concluindo com perspectivas futuras para IA e a ciência, e como a inclusão de vozes femininas pode resultar em tecnologias mais inovadoras e inclusivas.

Short Bio Aline
Aline Marins Paes de Carvalho é professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela COPPE-Sistemas, UFRJ, tendo feito estágio de doutoramento (sanduíche) por um ano no Imperial College London, UK. Atualmente, é Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e bolsista de produtividade nível E do CNPq. Aline Paes atua na área de Inteligência Artificial, com interesses e contribuições nos seguintes temas: aprendizado de máquina, integrado a técnicas neurais, estatísticas e lógicas, aprendizado de representações para linguagem natural, adaptação de modelos e aprendizado por transferência, IA explicável e IA para bem-estar social. Aline faz parte do comitê editorial do Machine Learning Journal, da Revista Iberoamericana de Inteligência Artificial e do Journal of Brazilian Computer Society. Participa regularmente do comitê de programa de alguns dos principais congressos internacionais da área de Inteligência Artificial, além de ser revisora ad-hoc de diversos periódicos internacionais. Já coordenou/coordena projetos de pesquisa aprovados por órgãos de fomento, incluindo dois Projetos Universais CNPq, um Projeto "APQ1 FAPERJ", dois projetos "Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ", e um projeto "Jovem Cientista Mulher em ICT's do Rio de Janero FAPERJ",  todos na área de Inteligência Artificial. Desde 2020, faz parte do Grupo Brasileiras em PLN. Em 2023, foi professora visitante no Grupo de NLP da University of Sheffield, com bolsa do projeto CAPES-PRINT.

Short Bio Carolina
Carolina Gil Marcelino concluiu o doutorado no CEFET-MG em 2017 com estágios sanduíche no INESC Technology and Science, associado a Universidade do Porto (sob orientação do Prof. Vladimiro Miranda), e no Karlsruher Institut für Technologie (com bolsa do ERASMUS MUNDUS- BE Mundus Project). Venceu em 2014 o prêmio anual CAPES-VALE de sustentabilidade pela melhor dissertação de mestrado. Realizou pós-doutorado na COPPE entre 2017-2019 sob supervisão do Prof. Carlos Eduardo Pedreira com uma bolsa PNPD da CAPES-FAPERJ. Em 2020 foi agraciada, em uma concorrência internacional, com um financiamento H2020/ Marie Sk?odowska-Curie Actions (MSCA)/COFUND - Grant Agreement: 754382, para executar por 2 anos o projeto "Multi-objective and decision making methodology to solve optimal power flow problems: an approach applied to hybrid microgrid systems" na Universidade de Alcalá, na Espanha. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Recentemente recebeu financiamento para orientar um pós-doutorando na chamada Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico no Programa de Pós-Graduação de Informática (PPGI/UFRJ). Desde 2018 publicou 13 artigos em periódicos JCR, 12 como 1a autora, incluindo 7 com fator de impacto superior a 5. Seus principais interesses de investigação são: otimização de fluxo de potência, eficiência energética, algoritmos evolucionários, aprendizado de máquinas e classificação de padrões.