A partir da ideia de que a gamificação é uma forma interessante de ensino ativo que assegura um melhor engajamento de alunos, uma equipe multidisciplinar da UFRJ, envolvendo docentes e alunos de quatro centros, vem se dedicando à produção de jogos sobre o processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos. A coordenação é do professor Geraldo Xexéo (PESC) - Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação – juntamente com o professor François Noël do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (ICB)/UFRJ).

Após o lançamento do SCREENER, jogo de tabuleiro destinado a um público de Pós-graduandos da área de Farmacologia e áreas afins, em novembro de 2021, é a vez do DiscoveRx, jogo digital disponível gratuitamente na plataforma Google play.

O público alvo são adolescentes que fazem parte da geração de “jogadores nativos”, criados na mídia onde tudo é muito vívido, gráfico, rápido e intenso, razão pela qual este público é mais atraído por jogos digitais, ainda mais se puderem ser jogados em celulares.

O DiscoveRx é composto por sete minijogos sequenciais, cada um correspondendo a uma das etapas do processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos descritos no jogo SCREENER. A arte conceitual foi planejada visando uma comunicação lúdica, criar personagens inclusivos e não causar gatilhos emocionais nem reforçar estereótipos.

Após alguns meses de testes e acertos desde o lançamento de uma versão beta durante os congressos da SBGames e da SBFTE, em outubro de 2022, é lançada agora uma versão para ser amplamente divulgada, contendo os três primeiros minijogos. Esta versão será automaticamente atualizada à medida que ficarem prontos os outros quatro minijogos. Para alcançar um público maior, internacional, o jogador escolher entre quatro línguas (Português, Inglês, Espanhol e Francês).

Clique aqui e veja um pequeno vídeo para poder se ter uma ideia do DiscoveRx.

Existem também uma home-page dedicada deste jogo clique aqui.

Abaixo alguns prints de tela do DiscoveRx.

Publicado em 13/04/2023