O Prof. Clóvis Caesar Gonzaga (1944-2021) passa a integrar o IFORS’ Operational Research Hall of Fame (Hall da Fama em Pesquisa Operacional), por indicação do Prof. Nelson Maculan.

Natural de Lages-SC, Clóvis Caesar fez Engenharia Eletrônica no ITA (1967), mestrado (1970) e doutorado (1973) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, e pós doutorado pela Univerdade da California Berkeley.

Foi professor titular da COPPE (1970-1994), tendo sido um dos fundadores do PESC. Também foi professor Universidade da Califórnia Berkeley (1985-1987), do INRIA (1992-1993), da Delft University of Tecnologia (1993-1994) e Professor Titular da UFSC (1995-2013).

Seu resultado seminal, publicado com o título “An algorithm for solving linear programming problems in O(n3L) operations", permanece até hoje, 30 anos depois, o melhor limite de complexidade ao resolver problemas de otimização linear. Com seu notável talento, Clóvis colocou o Brasil no mapa da comunidade internacional de otimização. 

Ele logo se tornou um dos maiores especialistas do mundo na área de otimização contínua, com interesses em problemas fundamentais de programação não linear. Seus trabalhos sobre Lagrangianos, métodos de filtro e, mais recentemente, em programação convexa, ainda são outro exemplo do estilo minimalista e elegante de Clóvis em Matemática. Ele sempre buscou clareza e concisão, baseando suas explicações em geometria, em vez de argumentos analíticos ou algébricos.

Ele poderia passar uma noite acordado, ponderando e ruminando, para produzir um desenho de clareza cristalina que sintetizasse a essência de sua mensagem. Como exemplo temos a figura abaixo em que o alegre salto Obelix ilustrou a variante com passos longos.

O legado de Clóvis para a comunidade de otimização é enorme, especialmente no Brasil. Seus alunos de doutorado aprenderam que um pesquisador deve procurar por árvores que dariam muitos frutos, e não apenas colher restos de frutas árvores que já haviam sido colhidas.  Essa busca permanente pela criatividade e excelência era marca registrada de Clóvis Gonzaga. Ele fará muita falta, mas não será esquecido pois seu ensino e atitude para com a pesquisa permanecem em seus colegas, amigos e alunos.

 

 

 

Ilustração de Clóvis Gonzaga de passos curtos (esquerda) e passos largos (direita) em um caminho seguindo o método do ponto interior:

 

Publicado em 20/04/2023

Topo