Nesta quarta, 27/09/2023, foi realizado o evento de Pós-Prova da Maratona SBC de Programação.

O evento pós-prova da Maratona é uma atividade corriqueira do Projeto de Extensão Competições de Algoritmos e Programação, que tem como objetivo dar suporte aos estudantes do Estado do Rio de Janeiro para um bom desempenho nas duas competições de programação mais importantes que existem: A Olimpíada Internacional da Informática e a International Collegiate Programming Contest, da qual a OBI e a Maratona de Programação fazem parte, respectivamente, ambas como etapas nacionais destas competições internacionais, sendo que a OBI é para alunos do Ensino Fundamental, Médio e de primeiro ano de graduação, e a Maratona de Programação para os de ensino superior (graduação e mestrado).

Neste evento, aberto à comunidade, objetiva revisar as regras da prova, divulgar a competição, tirar dúvidas dos professores, mostrar como o dia da prova ocorreu, com fotos fotos, apresentando as pessoas e etc. Na segunda parte são resolvidas e comentadas cada uma das questões da prova, compartilhando as estratégias adotadas e comentando a evolução da pontuação detalhadamente, da questão mais resolvida, para a menos resolvida durante a prova, por todas as equipes participantes.

Esta prova ocorreu em 2 de setembro último, aqui no Rio de Janeiro, com a participação local dos times do Estado do RJ, e concomitante com outras várias sedes por todo o Brasil. Nesta ocasião, tivemos a participação de 4 equipes, inscritas pelo Projeto de Competições de Algoritmos, representando a UFRJ, das quais duas foram classificadas para a fase nacional, que será realizada em Outubro, em Chapecó-SC.

O placar nacional da competição esta disponível clicando aqui e mais informações sobre a prova podem ser encontradas clicando aqui.

Os classificados do Estado do RJ além destes dois times pela UFRJ são: IMPA (com 11 balões), IME (com 8 balões) e Escola de Matemática Aplicada da FGV com 7 balões.

O time do IMPA é formado por 3 alunos de mestrado, russos, aparentemente recém chegados por aqui... A Rússia tem uma forte tradição no ICPC, já tendo sido campeã mundial muitas vezes.

Parabéns às equipes da UFRJ e à Profa. Marcia Cerioli.

Na foto temos (da esquerda para a direita) o time campeão da sede RJ formado por Vinicius Lettieri, da Ciência da Computação, Lucas Melick da Engenharia Mecânica e Felipe Chen da Matemática Aplicada, a Porfa. Marcia Cerioli (PESC) que foi a coach da equipe; e o segundo time, com pontuação entre os 15 melhores do Brasil, formado por Tiago Silva da Ciência da Computação,  Frederico Boller, da Eng. de Computação e Marcos Balbi, da Ciência da Computação. Cada balão é um problema resolvido, na sede, ficamos com o primeiro e terceiros lugares com estes dois times.

Publicado em 27/09/2023.