Autores

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Informações:

Publicações do PESC

Título
O Que São Jogos - Uma Introdução ao Objeto de Estudo do Ludes
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Relatório Técnico
Número de registro
ES-752/17
Data
5/2017
Resumo

 

Esse relatório técnico tem como finalidade a definição formal do objeto de estudo do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (LUDES), estabelecido no Programa de Engenharia de Sistema e Computação.

Ludologia é o estudo dos jogos. Esse estudo competiria pelo nome “Game Theory”, já estabelecido na Matemática e na Economia. Na literatura, outros nomes também são usados, como “Theory of Games” ou “Game Studies”. Cada um desses termos tem preferência em áreas específicas. Na sociologia e em estudos do feminismo é comum encontrar o termo “Game Studies”, já os que se auto intitulam ludologistas estão mais ligados a um movimento ligado aos videogames ou ainda a controvérsias específicas com narratologistas que estudam jogos.

O objetivo do LUDES é estudar jogos, sérios e de entretenimento, e sua aplicação, com foco no uso de técnicas típicas de Engenharia, principalmente Engenharia de Software e de Computação.

Não é fácil definir jogos. Porém, neste texto não queremos definir jogos em geral mas sim jogos como objeto de estudo do Ludes. Para isso, definimos jogos de quatro formas: o jogo-ideal, o jogo-atividade, o jogo-artefato e o jogo-partida. Isso já mostra as diversas interpretações que podem ser dadas a palavra jogo.

 

Abstract

This technical report aims at the formal definition of the object of study of the Laboratory of Ludology, Engineering and Simulation (LUDES), established in the System Engineering and Computing Program.

Ludology is the study of games. This study would compete for the name "Game Theory", already established in Mathematics and Economics. In the literature, other names are also adopted, such as "Theory of Games" or "Game Studies". Each of these terms has preference in specific areas of studies. In sociology and in feminist studies it is common to find the term "Game Studies", and self-styled ludologists are more closely linked to video game studies or specific controversies with game narratologists.

The objective of LUDES is to study games, serious and entertaining, and their applications, focusing on the use of typical techniques of Engineering, mainly Software and Computing Engineering.

It is not easy to define games. However, in this text we do not want to define games in general, but games as object of Ludes' study. For this, we propose four definitions: the ideal-game, the game-activity, the game-artifact and the game-match. This already shows the various interpretations that can be given to the word game.

 

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