Calendário de Eventos
|
Quarta-feira, 28 Maio 2025, 15:00 - 17:00
Dissertação de Mestrado
"Modelagem de Monetização de Aplicativos Móveis via Sistemas Dinâmicos"
Rafael Batista dos Santos
Data: 28 de maio de 2025, quarta-feira
Horário: 15h00
Sala: H-319 Gab. 11
Banca Examinadora:
Prof. Geraldo Bonorino Xexéo - PESC/COPPE/UFRJ (Orientador)
Prof. Jano Moreira de Souza - PESC/COPPE/UFRJ
Profa. Adriana Santarosa Vivácqua - DCC/IM/UFRJ
Profa. Adriana Santarosa Vivácqua - DCC/IM/UFRJ
Resumo:
Este estudo desenvolveu um modelo de Sistemas Dinâmicos para investigar cenários de monetização em aplicativos móveis. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso de um jogo freemium monetizado por anúncios e compras no aplicativo. O modelo seguiu as etapas de conceituação, formulação, teste e implementação, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo MIT. Foram analisadas diferentes estratégias de monetização, marketing e desenvolvimento de produto, avaliando seu impacto no lucro e no comportamento dos usuários. Os usuários foram categorizados em três grupos: ativos, inativos e não usuários. Os resultados evidenciaram que o modelo proposto consegue replicar as curvas de crescimento descritas na literatura científica e que ajustes estratégicos em variáveis operacionais podem influenciar significativamente o lucro dos produtos analisados. Como parte da validação, foram realizadas entrevistas com especialistas, que propuseram simplificações no modelo para aumentar sua usabilidade e sugeriram a integração com APIs para melhorar sua eficiência. Concluiu-se que a teoria de Sistemas Dinâmicos representa uma ferramenta analítica robusta para prever comportamentos de usuários e orientar decisões estratégicas, mostrando-se promissora para a sustentabilidade e o crescimento de empresas de aplicativos móveis.
Este estudo desenvolveu um modelo de Sistemas Dinâmicos para investigar cenários de monetização em aplicativos móveis. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso de um jogo freemium monetizado por anúncios e compras no aplicativo. O modelo seguiu as etapas de conceituação, formulação, teste e implementação, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo MIT. Foram analisadas diferentes estratégias de monetização, marketing e desenvolvimento de produto, avaliando seu impacto no lucro e no comportamento dos usuários. Os usuários foram categorizados em três grupos: ativos, inativos e não usuários. Os resultados evidenciaram que o modelo proposto consegue replicar as curvas de crescimento descritas na literatura científica e que ajustes estratégicos em variáveis operacionais podem influenciar significativamente o lucro dos produtos analisados. Como parte da validação, foram realizadas entrevistas com especialistas, que propuseram simplificações no modelo para aumentar sua usabilidade e sugeriram a integração com APIs para melhorar sua eficiência. Concluiu-se que a teoria de Sistemas Dinâmicos representa uma ferramenta analítica robusta para prever comportamentos de usuários e orientar decisões estratégicas, mostrando-se promissora para a sustentabilidade e o crescimento de empresas de aplicativos móveis.



