A linha de Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Visão Computacional foi criada em 1985 tendo o Laboratório de Computação Gráfica do Programa de Sistemas sido inaugurado em 1988. Os primeiros cursos nas áreas de Processamento de Imagens e Visão Computacional remontam a 1987 e 1990, respectivamente.

A pesquisa desenvolvida na linha é variada e multidisciplinar, envolvendo temas como:

 

Games

Animação e Jogos

  • Sistemas de partículas
  • Animação de personagens
  • Movimento Capturado (MOCAP)
  • Visibilidade com células e portais
  • Renderização em tempo real de cenas complexas
  • Técnicas de interação e navegação
Deformacao de Superficies

Deformação de volumes e superfícies

  • Métodos "as rigid as possible"
  • Otimização usando mínimos quadrados móveis
  • Segmentação de malhas
  • Interfaces para manipulação de modelos
  • Funções de base radiais
  • Aceleração por GPU
Segmentacao de imagens medicas

Imagens médicas

  • Segmentação com contornos ativos
  • Visualização de imagens médicas
  • Reconhecimento usando métricas de formas
  • Processamento de imagens HDR
Malha da bacia do Golfo do Mexico

Malhas numéricas

  • Triangulações Delaunay
  • Malhas em multiresolução
  • Aprimoramento de malhas
  • Malhas a partir de dados sísmicos
Modelagem

Modelagem geométrica

  • Modelagem de objetos implícitos
  • Métodos de poligonização
  • Superfícies variacionais
  • Edição de malhas em níveis de detalhe
  • Edição de malhas em GPU
  • Estratégias de interação
  • Interfaces usando traços
Point Rendering

Modelos baseados em pontos

  • Visualização de modelos baseados em pontos
  • Reconstrução de superfícies
  • Representações multi-resolução
  • Renderização de alta qualidade usando GPUs
  • Visibilidade
Realidade Aumentada

Realidade virtual e aumentada

  • Reconhecimento de marcadores
  • Captura de movimento
  • Reconhecimento de gestos
  • Aplicações em computação móvel
  • Aplicações em educação e saúde
Deteccao de colisao

Simulação física

  • Animação física
  • Detecção e resposta a colisões
  • Colisão com modelos deformáveis
  • Simulação de fluidos (líquidos e gases)
  • Métodos baseados em restrições
  • Simulação distribuida (GPU e multicore)
Visualizacao Volumetrica

Visualização Volumétrica

  • Volumes estruturados e não estruturados
  • Ray casting 
  • Projeção de células
  • Aceleração por GPU
  • Visualização "out of core"
Navegacao progressiva de mapas

Web Graphics

  • Visualização cartográfica
  • 3D via web
  • Visualização de dados via web
  • Ferramentas para autoria de conteúdo SVG e HTML5
  • Trabalho colaborativo via web

 

Professores

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