Palestrante: Prof. Edmundo Albuquerque de Souza e Silva (COPPE/UFRJ)

Data: 25/02/2021, 18h

Organizador: BSI-UNIRIO

Disponível clicando aqui.

A pandemia COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido muito esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, uma vez que poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online.  Passados meses após o início do isolamento, quais foram as lições aprendidas que podem ser valiosas para o futuro? O objetivo desta palestra é apresentar algumas questões sobre esse aprendizado e discutir como podemos tirar vantagem da experiência adquirida durante o confinamento social para melhorar o ensino pós pandemia.

O Prof. Edmundo de Souza e Silva é professor titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ e Doutor em Ciência da Computação pela UCLA, foi professor/pesquisador visitante de renomados centros de pesquisa e universidades, incluindo IBM T.J. Watson Research Center, IBM Tokyo Research Laboratory, UCLA Department of Computer Science, Computer Science Department at USC, Politecnico di Torino, Chinese University of Hong Kong, IRISA/INRIA-Rennes e University of Massachusetts at Amherst. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia, e entre inúmeras condecorações, recebeu em 2008 a comenda da Ordem Nacional de Mérito Científico, em 2017 o título “Construtores da Internet” da RNP em “reconhecimento à sua atuação essencial e importante contribuição na construção e desenvolvimento da Rede Acadêmica Brasileira e da Internet Brasil”, e em 2020 foi um dos homenageados com o prêmio “Destaques em Governança da Internet no Brasil” do Comitê Gestor da Internet no Brasil pela “valiosa contribuição para o desenvolvimento da Internet no país”.