O Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, consternado, comunica com pesar o falecimento do Prof. Clóvis Caesar Gonzaga no dia 14 de agosto de 2021.

Prof. Clóvis ingressou em 1968 na COPPE-UFRJ como estudante e posteriormente como professor. No Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, fez o mestrado orientado por Jean-Paul Jacob e o doutorado orientado por Nelson Ortegosa da Cunha em 1973, estudando otimização contínua e discreta.

Participou do processo de formação da COPPE, onde um grupo de jovens entusiastas trabalhava sob a influência do vibrante pioneirismo de Alberto Coimbra. Dedicou-se na COPPE durante vários anos a algoritmos de busca em grafos e sua aplicação a problemas de planejamento de sistemas de energia elétrica, em colaboração com pesquisadores da Eletrobrás.

Deixou sua marca de excelência no PESC, onde grande parte do corpo docente se beneficiou das suas aulas e inspiradora orientação acadêmica, tendo orientado as teses de doutorado dos professores Antônio de Oliveira, Ronaldo Marinho e Márcia Fampa.

Topo