A Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES) irá prestar a homenagem "Destaque Formação de Recursos Humanos de Excelência" à Profa. Ana Regina Cavalcanti da Rocha, durante o CBSoft 2023 (clique aqui para detalhes)

Esta homenagem deve-se ao reconhecimento da longa jornada e dedicação da Profa. Ana Regina na formação de recursos humanos tanto em qualidade quanto em quantidade.

Abaixo um sumário das várias frentes de contribuições e atuação da Prof. Ana Regina. Certamente uma linda trajetória.

A Profa. Ana Regina Cavalcanti da Rocha possui graduação em Matemática pela UFRJ (1971), mestrado em Informática pela PUC-RJ (1978) e doutorado em Informática pela PUC-RJ (1983). Uma das pioneiras da Engenharia de Software e Qualidade de Software no Brasil, atualmente é professora titular aposentada da UFRJ e sócia da Implementum Consultoria. Ao longo de sua carreira acadêmica, a qual foi desempenhada inicialmente no Instituto Militar de Engenharia (IME) e, em seguida, no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ, onde introduziu a linha de Engenharia de Software e orientou cerca de 130 alunos de pós-graduação (100 de mestrado e 30 de doutorado), além de ter publicado mais de 250 artigos em periódicos e eventos, incluindo livros e capítulos de livros.

A Profa. Ana Regina sempre esteve envolvida com ações para promover a evolução da Engenharia de Software em nossa comunidade. Iniciando com sua participação no projeto colaborativo com o CERN no início de sua carreira na COPPE/UFRJ, a organização inicial do que hoje temos como SBES (Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software), SBQS (Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software) e SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação). Adiciona-se intensa atuação nas áreas de Informática Médica e, principalmente, na criação e implantação do MPS.Br (Modelo de Processo de Software Brasileiro). Durante sua trajetória, deve ser destacada a intensa e contínua colaboração com a comunidade de Engenharia de Software e, principalmente, com a indústria de software, resultando na transferência de distintas tecnologias de software, tais como ferramentas, ambientes, processos, dentre outras para o cenário de desenvolvimento brasileiro.

A CEES e toda a comunidade de ES no Brasil agradecem de sobremaneira todas as contribuições da Profa. Ana Regina.

Parabéns Profa. Ana Regina por esta merecida homenagem!

Publicado em 10/07/2023