Mais uma homenagem em comemoração aos 80 anos do nosso querido Nelson Maculan Filho - Professor Emérito da COPPE e do Instituto de Matemática da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1997 - ocorreu na segunda-feira, 7 de agosto de 2023, organizada pelos professores Manoel Bezerra Campelo Neto (Professor Titular da Universidade Federal do Ceará e coordenador da Comissão Especial em Algoritmos, Combinatória e Otimização da Sociedade Brasileira de Computação), Lucidio dos Anjos Formiga Cabral (Professor Titular e atual Diretor do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba) e Laura Silvia Bahiense da Silva Leite (Professora Associada e recém eleita Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ).

A homenagem contou ainda com a presença dos professores Jayme Luiz Szwarcfiter (Professor Emérito da COPPE e membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2011) e Cláudio Leonardo Lucchesi (Professor Emérito da UNICAMP).

O evento ocorreu durante uma sessão especial do VIII Encontro de Teoria da Computação, evento do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que ocorreu de 7 a 11 de agosto de 2023 e reuniu mais de mil pessoas no Centro de Convenções da cidade de João Pessoa, na Paraíba.

Na homenagem, o Professor Manoel Campelo ressaltou a vertente de pesquisa do Professor Nelson Maculan, os temas mais relevantes em que ele trabalhou, além de sua participação em sociedades científicas e os prêmios que ele recebeu ao longo de sua carreira.

O Professor Lucidio Cabral ressaltou a importância das orientações de Mestrado e Doutorado do Professor Maculan na formação de docentes, principalmente os brasileiros, em especial aqueles oriundos da Região Nordeste do Brasil.

A Professora Laura Bahiense enalteceu a importância do Professor Maculan no que tange a gestão acadêmica, em especial sua passagem pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, entre 2004 e 2006, quando ele liderou a concepção e implementação de vários programas que garantiram a democratização e interiorização do ensino superior em nosso país. Programas como o REUNI, a criação de novas universidades e institutos de ensino federais, o sistema de cotas e o PROUNI, que garantiram expansão do ensino superior que temos hoje.

Por fim, os professores Jayme Szwarcfiter e Cláudio Lucchesi contaram passagens divertidas que compartilharam com o Professor Maculan ao longo de suas carreiras.

Publicado em 16/08/2023.