Pessoas

Sérgio Nazaré de Sá Duque Estrada Meyer
Mestrado - Turmas Anteriores (parte)
Mestrando
2009
Experiência Profissional Geral

 

 

? Coordenador da Divisão de Audiovisuais e Multimídias (DAM) da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ(CoordCom) - Gabinete do Reitor, de Julho de 2003 até 15 setembro de 2008, tendo nesse período idealizado e implementado os dois canais de cyberTV da UFRJ: (TV CONSUNI - Agosto de 2004 e WEBTV – maio de 2007 que veiculam programação online semanalmente e on demand como por exemplo a “Revista Eletrônica” – UFRJ em VÍDEO - programa de grade). Representante da UFRJ na implantação do Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV) e membro do Conselho de Programação da UTV, Canal 16 da NET/RIO; Assessor e representante do Gabinete do Reitor da UFRJ no “Grupo de Trabalho da ANDIFES” (RedeIFES) para questões relativas a TV Pública Digital, desde maio de 2007; Assim como do “Grupo de Trabalho do MEC” também para as questões relativas a TV Digital, financiamento e RedeIFES, desde julho de 2007.

 

? Coordenador da oficina de vídeo “Jovens pelos Jovens” com a realização de um vídeo com título provisório “Mandando a Real”, feito com jovens das comunidades da Rocinha e João XXIII Santa Cruz, de Julho a Dezembro de 2003, através do NIPIAC do Instituto de Psicologia da UFRJ, em fase de pós-produção.

 

? Orientador do Projeto Social Oficinas de Produção Audiovisual na 13ª Mostra CurtaCinema e 9th Rio de Janeiro International Short Film Festival nas comunidades de Cidade de Deus com a realização do curta “Cidade de Deus”, 16 min e do Jardim América com a realização do curta “Vamos Juntos Comunidade”, 18 min. Realizados entre 30 de outubro a 3 de dezembro de 2003, estreando no dia 5 de dezembro de 2003 no Cine Odeon.

 

? Idealizador e Coordenador da disciplina Oficina Laboratório de Produção Audiovisual, ministrada na grade curricular do ciclo básico, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de agosto de 2001 a agosto de 2003. Tendo neste período, orientado trabalhos de final de curso com e a realização de 13 vídeos de curta metragem com os alunos da disciplina.

 

? Coordenador do Laboratório de TV e Vídeo da Central de Produção Multimídia da ECO/UFRJ de junho de 2001 a agosto de 2003.

 

? Coordenador e Produtor do Projeto Programa RIZOMA de TV da ECO/UFRJ  para o Canal Universitário, canal 16 da NET. Com um total de 12 programas produzidos.

 

Outras Experiências Profissionais

 

? Do segundo semestre de 1994 até o primeiro semestre de 2001 exerci o cargo de Gerente da Rede de Informática e Computação Gráfica do Programa de Engenharia Mecânica/Coppe/UFRJ.

 

? Ainda em 1994, Assumi a Gerência de Criação e Arte da Divisão Gráfica da UFRJ.

 

? Participações no Jornal Notícias da UFRJ (Editoração eletrônica) 91 e 92.

 

Outras Experiências Profissionais

 

? Do segundo semestre de 1994 até o final de 2000 exerci o cargo de Gerente da Rede de Informática e Computação Gráfica do Programa de Engenharia Mecânica/Coppe/UFRJ.

 

? Ainda em 1994, Assumi a Gerência de Criação e Arte da Divisão Gráfica da UFRJ.

 

? Participações no Jornal Notícias da UFRJ (Editoração eletrônica) 91 e 92.

 

? Participações nos Vestibulares (91 e 92) da UFRJ (Diagramação e Editoração).

 

? COPPE/UFRJ

 

Função: Programador Visual e Editoração Eletrônica

 

Admissão: 1 de Janeiro de 1990 até 2001

 

 

Atribuições:

 

Gerente do Setor de Publicações, responsável pelo Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica de documentos, cartazes, folders, revistas técnico-científicas nacionais e internacionais, painéis, material didático e outros processos de divulgação e apoio à Pesquisa realizados nesta Instituição.

 

 

Ministrar Cursos de Desenvolvimento de Aplicação e Operação de softwares Desktop Publishing, para funcionários de outros setores da UFRJ.

 

 

Membro da equipe que projetou e elaborou o “Jornal da COPPE”.

 

Desen­vol­vimento de Programas em software, que agilizaram o processo de editoração eletrônica em Desktop Publishing.

 

 

? Interface 2000 Assessoria e Informática LTDA

 

 

Função: Programador Visual e Editoração Eletrônica

 

Admissão: 03/10/88 à 19/12/89

 

 

 

 

 

 

? Jornal do Brasil

 

 

Função: Projeto  Automação - Programador Visual e Editoração Eletrônica

 

Admissão: 15/03/86 à 29/03/88

 

 

Atribuições:

 

Editoração Eletrônica em equipamentos de grande porte. Controle de qualidade da arte final.

 

Participação no Projeto do Novo Dicionário Aurélio, Revista de Domingo do Jornal do Brasil, Revista INFO e Cadernos Diários do Jornal do Brasil.

 

 

Cursos de Aperfeiçoamento realizados no Jornal do Brasil

 

-       Curso de Técnicas de Edição de Texto

 

-       Curso de Técnicas de Diagramação e Revisão Gráfica

 

 

Produções orientadas e produzidas na Área de Audiovisual

 

 

2008

 

Idealização e Coordenação da WEBTV (Canal de Televisão via internet ‘”cyberTV” da UFRJ). Produção de 8 (oito) Revista Eletrônica ‘UFRJ em Vídeo” que vai ao AR semanalmente no Canal de WEB da UFRJ e de 31 matérias em vídeo, veiculada na faixa “notícias” do mesmo web canal. A cyberTV da UFRJ foi ao ar pela primeira vez em 1º de maio de 2007 e até o dia 10 de junho de 2008 fiquei responsável pela sua realização. Atualmente sou assessor e representante da reitoria da UFRJ nos fóruns de discussão, desenvolvimento e implantação da TV Pública Digital e IPTV, junto a ANDIFES, MEC/SESu, MCT/RNP e SECOM/TV Brasil.

 

 

2007

 

Idealização e Coordenação da CYBERTV (Canal de Televisão via internet ‘”PILOTO IPTV” da UFRJ) e da Revista Eletrônica ‘UFRJ em Vídeo” que foi ao AR semanalmente no Canal de WEB da UFRJ, de 1º de maio de 2007 a Julho de 2008.

 

Recentemente o Projeto da CYBERTV da UFRJ, foi incorporado ao projeto da REDEIFES – rede nacional de televisão envolvendo as 59 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) – como um piloto para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de interatividade e navegação aplicadas a CyberTV,IPTV e a TV Digital.

 

Segue abaixo o quantitativo de conteúdos produzidos e exibidos pela UFRJ em 2007

 

 

 

  • 130 matérias na faixa "Notícias" com uma média de 5 min cada;

     

  • 3 matérias na faixa "Especiais".

     

  • Especial do dia do trabalhador que é igual à revista de nº zero;

     

  • 33 Revistas  "UFRJ em Vídeo" com uma média de 17 min cada.

     

  • 120 horas de transmissão de programação ao vivo (online), num total de 30 programas com uma média de quatro horas de duração cada.

     

 

 

 

2006

 

Coordenação e Produção do vídeo-documentário de média-metragem “Invasão da FNM - 40 anos”, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Gabinete do Reitor, Coordenadoria de Comunicação, Divisão de Audiovisuais e Multimídias. Vídeo Institucional de conteúdo político-social. Digital, 30 min, cor.

 

 

Direção e Produção do vídeo-documentário de curta-metragem “NUPEM”, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Gabinete do Reitor, Coordenadoria de Comunicação, Divisão de Audiovisuais e Multimídias. Vídeo Institucional de conteúdo sócio-ambiental. Digital, 24 min, cor.

 

 

2005

 

Direção e Produção do vídeo-documentário Musical de longa-metragem “UFRJAZ Ensemble – Homenagem ao Maestro e Trompetista Brasileiro Júlio Barbosa, erradicado na Alemanha há 40 anos”, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, através do Gabinete do Reitor, Digital, 77 min, cor.

 

 

Direção e Produção do vídeo-documentário de curta-metragem “Maestro Henrique Morelenbaum”, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, através da Academia Nacional de Música. Digital, 16 min, cor.

 

 

Direção e Produção do vídeo-documentário de curta-metragem “100 Anos da Biblioteca Carvalho de Mendonça da Faculdade Nacional de Direito”, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, através do Gabinete do Reitor, Digital, 8 min, cor.

 

 

2004

 

Criação e Coordenação da CYBERTV (Canal de Televisão via internet ‘”PILOTO IPTV” da UFRJ) ‘TV CONSUNI” que vai ao AR regularmente no Canal de WEB da UFRJ, desde 12 de agosto de 2004 (continua no ar até os dias atuais – julho de 2008).

 

 

Direção e Produção do vídeo-documentário de curta-metragem “Águas de Quatis”, realizado pela Fundação Coppetec, através da COPPE - Programa de Engenharia Civil. Digital, 28 min, cor.

 

 

2003 – Vídeos orientados durante curso da disciplina curricular “Oficina Laboratório de Produção Audiovisual”, ministrada na ECO/UFRJ.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “Assassinato na Rua Morgue”, dirigido por Fernanda Schetine e adaptado por Thiago Castelo Branco. Digital, 11 min, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “A Paixão do Arlequim”, dirigido por Paula Pimentel e Diego dos Anjos, baseado na graphic novel de mesmo título, de Neil Gaiman. Digital, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “Era uma vez outra vez”, dirigido por Adriana Passos e escrito por Rebecca de Mattos. Digital, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “Hoje Tem Marmelada”, dirigido por Arthur frazão e Maira Norton e escrito por André Keiji. Digital, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “Prato do Dia”, dirigido por Vinicius Chaves e escrito por Érica Loureiro. Digital, 13.22 min, cor.

 

 

2002 - Vídeos orientados durante curso da disciplina curricular “Oficina Laboratório de Produção Audiovisual”, ministrada na ECO/UFRJ e Programa Rizoma.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “Dinheiro na Mão”, dirigido por Giuluano Jah Jah, uma adaptação do conto “100 Cruzeiros de Reais” de Fernando Sabino. Digital, 7 min, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “Calouros”, dirigido por Débora Gares, escrito por Marcelo Murras. Digital, 13 min, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “Trailer Sinestesia”, dirigido por Priscila Feiner, escrito por Henrique Sauer. Digital, 5 min, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “Maldito Abandono”, dirigido por Augusto Cohmann, escrito por Mariana Machado. Digital, 12 min, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “Lady Murphy”, dirigido por Helena Lins, escrito por Simone Campos. Digital, 13 min, cor.

 

 

Produção Executiva da Série Televisiva “RIZOMA”, Temas: Poluição Visual; Poluição Sonora; Saneamento; Saúde Pública; Animais. Dirigida por Bruno Cruz e escrita por Pedro Aguiar e Beatriz Azevedo. BetaCam, 24 min, 3 blocos, cor. Em fase de pós-produção.

 

 

Produção Executiva da Série Televisiva “RIZOMA”, Temas: Câncer de Pele; Lixo. Dirigida por Bruno Cruz e escrita por Pedro Aguiar e Beatriz Azevedo. BetaCam, 24 min, 3 blocos, cor.

 

 

2001 - Vídeos orientados durante curso da disciplina curricular “Oficina Laboratório de Produção Audiovisual”, ministrada na ECO/UFRJ e Programa Rizoma.

 

 

Produção Executiva, Edição da Série Televisiva “RIZOMA”, Temas: Água (dirigida por Fernando Salis); Transporte; Energia; Clima; (dirigida por Bruno Cruz) e escrita por Patrícia Freitas e Tiago Morena. BetaCam, 24 min, 3 blocos, cor.

 

 

Produção Executiva, vídeo “Doidinha”, Tema: Tá na Hora, dirigida por Fernando Salis e escrita por Patrícia Freitas e Tiago Morena. BetaCam, 15 min, cor.

 

 

Produção Executiva, Edição, Roteiro da Série Televisiva “RIZOMA”, Tema: Floresta;. Dirigida por Bruno Cruz e escrita por Bruno Cruz, Fernando Salis, Sérgio Duque Estrada, Patrícia Freitas e Tiago Morena. BetaCam, 24 min, 3 blocos, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “Massa!”, dirigido por Fernanda Marques, escrito por Fernanda Marques, Giovanna Giovanini, Fernanda Saviolo e Victor Emmanuel. Digital, 8 min, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “A Caolha”, baseado no Conto “A caolha” de Júlia Lopes. Dirigido por Joana Klaus, adaptado por Luiza Ramalho. Digital, 8 min, cor.

 

 

Orientação de Produção do vídeo curta-metragem “O Dia da Criação”, dirigido por Fernanda Celleghin, escrito por Tiago. Digital, 17 min, cor.

 

 

Produções realizadas em vídeo, selecionadas em Festivais Nacionais e Internacionais de Cinema e Vídeo

 

 

Programa RIZOMA com o Tema Água

 

 

-       2º Planet in Focus: Toronto, Canadá - International Environmental Film & Video Festival taking place from September de 2001. Mostra paralela.

 

-       IV FICA: Goiás, Brasil - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de 05 a 10 de junho de 2002. Mostra competitiva.

 

-       II ECOCINE: São Sebastião, São Paulo, Brasil - Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental de 11 a 15 de setembro de 2002. Mostra competitiva.

 

-       XI Gramado Cine Vídeo: Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil de 19 a 22 de agosto de 2003. Mostra competitiva, na categoria (série televisiva).

 

 

Programa RIZOMA com o Tema Floresta

 

 

-       II ECOCINE: São Sebastião, São Paulo, Brasil - Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental de 11 a 15 de setembro de 2002. Mostra competitiva.

 

 

Programa RIZOMA com o Tema Lixo

 

 

-       XI Gramado Cine Vídeo: Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil de 19 a 22 de agosto de 2003. Mostra competitiva na categoria (documentário).

 

 

O Projeto Programa RIZOMA com todos os Temas já produzidos

 

 

-           Selecionado para participar da 8ª e 9ª edição do “VER CIÊNCIA - Mostra Iternacional de Ciência na TV”, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil/Rio de Janeiro, de 1 a 10 de outubro de 2002 e de 30 de setembro a 8 de outubro de 2003 respectivamente, e em mais 7 capitais brasileiras.

 

 

 

Formação superior em Comunicação Social, obtida entre 1995 e 1998, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

 

 

 Cursos relacionados com minha atividade principal até agora:

 

 

Especialização em WEBDESIGNER pelo Núcleo de Computação e Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (NCE/UFRJ), em 1999.

 

 

Participação no Seminário “ Constituição da REDEIFES”, realizado pela Andifes no dia 28 de maio de 2008, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que entre outros objetivos ratificou o projeto de parceria entre a Andifes, SESu/MEC e a RNP/MCT.

 

Participação em Outubro de 2007, no II Encontro das rádios e TVs das IFES, realizado em Porto Alegre, quando inaugurou-se uma nova etapa de trabalhos para o sistema RedeIFES. Com as condições tecnológicas básicas e o interesse direto das IFES, este sistema passou a agregar a colaboração da SESu/MEC e a participação direta de outras IFES (UFRJ, UFMG e UFSCar) na elaboração de um sistema cooperativo para o desenvolvimento de novos aplicativos. Assim, temos hoje em desenvolvimento: um sistema para permuta de programas de rádio e TV; uma agência virtual de notícias, de todas as IFES e ferramentas web para TV e rádio, que serão socializadas com todas IFES.

 

Participação no Encontro de Assessores de Comunicação e Dirigentes de TVs e Rádio das IFES promovido pelo MEC, realizado na cidade de Brasília, no dia 24 de julho de 2007.

 

 

Participação no I Fórum Nacional de TVs Públicas, realizado na cidade de Brasília, entre os dias 7 e 12 de maio de 2007.

 

 

Participação no I Seminário de Programação de TV, realizado na cidade de Gramado, nos dias 17 e 18 de agosto de 2006, paralelamente ao tradicional Festival do Cinema Brasileiro. O Seminário, promovido pela Associação Brasileira de Televisão Universitária – ABTU em parceria com o Gramado Cine Vídeo, teve neste ano como tema “Interatividade na Televisão Brasileira : uma utopia ou um novo tempo?”.

 

 

Participação no Seminário "Os Desafios da TV Digital No Brasil" nos dias 06 e 07 de Dezembro de 2004, promovido pela PUC de Campinas, pela Fundação Fórum Campinas e a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).

 

 

Participação no 1º Encontro Nacional de Rádio e Televisão das IFES, promovido pela ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições  Federais de Ensino Superior) e pelo Fórum dos Dirigentes das Instituições  Públicas de Ensino Superior  de Minas Gerais, realizado entre os dias 08 e 10 de outubro de 2003, em Ouro Preto, Minas Gerais (MG) no Parque Metalúrgico – Centro de Artes e Convenções da UFOP.

 

 

Participação no XI Gramado CineVídeo, no Encontro de TVs e Rádios Universitárias, promovido pela Associação Brasileira de Televisão Universitárias-ABTU, em agosto de 2003.

 

 

Participação como convidado no Workshop Multidisciplinar em Cinema, realizado pela Motion Picture Association durante o Festival AFROFEST, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) em Abril de 2002 no Rio de Janeiro.

 

 

Outros Títulos

 

 

Participação no 2º Congresso de Extensão da UFRJ, realizado de 3 a 5 de outubro de 2001, na sede do BNDS/Rio de Janeiro, com  o Projeto RIZOMA ficando entre os 10 melhores.

 

 

Participação no III Encontro da UniRede (Universidade Pública Virtual do Brasil) no Grupo de Trabalho Mídias e Infovias. Autor do Trabalho Mídia Impressa. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fevereiro de 2000.

 

 

Participação no Workshop do I Encontro de Educação a Distância da UFRJ. Co-Autor do Trabalho Apresentado: Projeto de Implantação de um Núcleo de Educação a Distância na COPPE/UFRJ Julho de 1999 - Rio de Janeiro.

 

 

Participação no Seminário: Brasil e a Educação do Próximo Milenio, pela FGV-Rio de Janeiro. Abril de 1999.

 

 

Participação no Seminário Internacional: Redes e Educação à Distância 98/SENAI (dezembro) Rio de Janeiro.

 

 

Participação na II Jornadas de Educação a Distância - MercoSul / 98 (Agosto) - Fortaleza/Ceará.

 

 

Participação no XXIX Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional - Ensino à Distância da Teoria à Prática (Novembro-1997). Rio de Janeiro.

 

 

Participação no SEMINÁRIO - Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação à Distância -LDB (Agosto-1997). Rio de Janeiro.

 

 

Participação no IX Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (SIBGRAPI’96). Caxambú/MG.

 

 

Participação no 2º Congresso Internacional: Imagem Tecnologia Educação, promo­vi­do pelo Núcleo de Criação e Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1988.

 

 

Informática e Sociedade
(21) 24241873 (21)88745187 (21)25627776
Topo